Summer Game Fest é um clube aparentemente bastante restrito aos maiores nomes do mercado, como era a E3 nos Estados Unidos. De acordo com reportagem da Esquire, o evento organizado por Geoff Keighley chega a cobrar US$ 250 mil (mais de R$ 1 milhão) por minuto de trailer divulgado durante sua transmissão principal.
Site afirma que o valor sobe para US$ 350 mil em vídeos de 1,5 minutos, US$ 450 mil para 2 minutos e US$ 550 mil para aqueles que chegam a 2,5 minutos. Esse valor é semelhante àquele que é praticado pelo The Game Awards, outra grande transmissão que também é organizada e apresentada por Keighley.
Segundo estimativas feitas pela Esquire, isso significa que somente a transmissão da Summer Game Fest pode trazer uma cifra próxima de US$ 10 milhões a seus criadores. Em troca, eles oferecem a empresas e criadores um palco global para demonstrarem seus novos games e projetos.
Apesar dos valores parecerem altos, empresas de relações públicas consultadas pela Esquire afirmam que eles estão dentro de uma avaliação considerada justa. No entanto, o patamar de cobranças adotado pela Summer Game Fest faz com que, naturalmente, a presença no evento seja algo impossível para muitos desenvolvedores independentes – mesmo com eventos à parte.
Os altos valores também ajudam a explicar um dos motivos pelos quais o mais recente The Game Awards foi marcado por discursos cortados rapidamente. Com uma cobrança tão alta pelo minuto de propaganda, a organização do evento não deve estar muito disposta a dar “de graça” um tempo que não está rendendo muito para ela. Até o momento, Geff Keighley ou outros membros da organização da Summer Game Fest não fizeram qualquer comentário para a Esquire.
Com informações do Adrenaline.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.