Reportagem da Bloomberg aponta que a Ubisoft pode ser vendida em breve. A aquisição seria realizada pela Tencent, gigante chinesa de tecnologia e a maior empresa de videogames do mundo. Tencent Holdings considera comprar a produtora francesa, em acordo com a família de Yves Guillemot, atual CEO da Ubisoft.
Essa ação vem após a empresa perder mais da metade do valor de mercado neste ano. A empresa de tecnologia chinesa e a Guillemot Brothers Ltd. têm conversado com consultores para ajudar a explorar maneiras de estabilizar a Ubisoft e reforçar seu valor.
Bloomberg cita fontes internas, que pediram para não serem identificadas, pois este seria um assunto privado e restrito a poucas pessoas.
Com os boatos correndo, as ações da Ubisoft caíram 54% no mercado de Paris neste ano, dando à empresa uma capitalização de mercado de cerca de € 1,4 bilhão (US$ 1,5 bilhão). A Tencent possuía 9,2% dos direitos de voto líquidos da Ubisoft no final de abril, enquanto a família Guillemot detinha cerca de 20,5%, de acordo com o último relatório anual da empresa.
Esses boatos não são de agora. A AJ Investments, um fundo de investimentos que detém menos de 1% das ações da Ubisoft, estava tentando fazer com que a produtora francesa fosse vendida para outra empresa ou entidade privada. A investidora compartilhou uma carta de intenção de venda com a Reuters e alega já ter apoio de 10% de outros acionistas da Ubisoft no caso.
Em carta, a AJ Investments pedia justamente que Yves Guillemot fosse removido de seu cargo e trocado por outra pessoa. A ideia da empresa é cortar custos e otimizar diversos níveis da cadeia de produção da Ubisoft. A companhia quer que a empresa francesa seja vendida “por um preço justo”, sem detalhar valores.
Com informações do The Enemy.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.