No último mês de agosto, a instituição social e cultural Cinema Nosso realizou a segunda edição do Game Jam Delas, maratona imersiva de 48 horas para a produção de jogos, promovido pela organização.
O tema escolhido para este ano foi “Um Corpo no Mundo”, inspirado na canção de Luedji Luna, que propôs uma reflexão sobre a experiência de ser mulher, apresentar e explorar as dificuldades enfrentadas pelos corpos femininos, cis ou trans, em suas existências.
Participaram do projeto 25 pessoas, divididas em grupos para a produção de um projeto lúdico, analógico ou digital, com a proposta de abordar questões relevantes, como a dificuldade de se entender no mundo e como ter uma vida equilibrada.
“Ficamos nos perguntando como seriam esses corpos no meio da área de tecnologia, pois a música toca muito nessa questão, de indagar como essas pessoas vivem no mundo, onde estão suas necessidades, prazeres e o que elas precisam expressar”, comenta Thaís Xavier, produtora do Game Jam e desenvolvedora de jogos.
Além de oferecer oportunidades, a iniciativa Game Jam Delas também servirá como base para uma pesquisa que visa entender a participação feminina nesse universo. Intitulada “Corpos femininos no mundo dos games”, o objetivo é levantar dados sobre a inserção e qualificação das pessoas no mercado de jogos brasileiros para contribuir com a equidade de gênero e raça no setor.
Pessoas que se identificam com o gênero feminino (mulheres cis, trans ou travestis) e pessoas não-binárias acima de 14 anos de idade podem preencher o formulário, que resultará em uma exposição de um glossário ilustrativo que falará sobre tecnologia e feminismo.
As informações estão disponíveis no site oficial Game Jam Delas.
Imagem: divulgação
Dá para jogar no navegador
Gostos musicais
Entenda melhor