A Clareira, game produzido pelo Ice Head Studio, de Manaus (AM), traz a nostalgia dos arcades para a “Mostra Competitiva de Jogos da Amazônia Legal”, uma das atrações do evento Gamecon Acre 2024, que acontece em Rio Branco (AC).
O Ice Head Studio é uma empreitada solitária do desenvolvedor amazonense Lui Almeida. Desenvolvido como um projeto de conclusão do curso de Design Gráfico da UniNorte Manaus, A Clareira é descrito por seu criador como “um jogo 2D arcade no estilo shoot ‘em up com elementos de bullet hell”.
A Clareira é um jogo em 2D com arte no estilo cartunesco e desenvolvido com a engine GameMaker. Embora seu visual remeta a uma temática infantil, o enredo evoca uma causa nobre e bastante atual no país: uma nuvem de chuva chamada Claudinho precisa salvar a floresta amazônica das constantes queimadas.
A mecânica é relativamente simples: jogar gotas de chuva para acabar com os focos de incêndio e desviar da fumaça tóxica que vem deles. O jogador tem determinado número de vidas e colecionáveis que ajudam na melhor performance. Uma versão demo de A Clareira pode ser encontrada no itch.io, enquanto o lançamento oficial na plataforma Steam deve ficar para o primeiro semestre de 2025.
“Fiz o jogo em um momento difícil da minha vida, que me ajudou a ocupar a cabeça e a me desafiar”, diz Almeida. “O game gerou essa experiência de me levar a um lugar novo, sendo que eu nunca tinha saído do meu estado. Isso me traz a certeza de que sou capaz de fazer as coisas. Se eu persistir em algo, eu posso conseguir.”
A Gamecon 2024 acontece de 31 de outubro a 2 de novembro, na Biblioteca da Uninorte, em Rio Branco (AC).
*Por Ana Lins, da Agência Collab na Gamecon Acre
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Opinião do guitarrista que trabalhou com Ozzy
Ex-beatle pós-banda
Os criadores dos Rolling Stones
Paul foi embora