Ministério deverá explicar em 30 dias os R$ 4,6 milhões destinados ao Casinha Games

Investimento saltou aos olhos no mercado para uma empresa que não é conhecida

  • por em 17 de setembro de 2021

Mário Frias debate “futuro dos E-games” com Jair Renan. Foto: Reprodução/Instagram

O Casinha Games, projeto da Secretária Especial de Cultura recentemente apresentado no Diário Oficial da União (DOU), continua gerando questionamentos e desconfiança entre os desenvolvedores de jogos digitais do país e também em outras instâncias federais.

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

Na última terça-feira, dia 14 de setembro, o deputado Alexandre Padilha, do PT de São Paulo, apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Câmara cobrando uma manifestação efetiva de Gilson Machado, atual ministro do Turismo, para a apresentação de detalhes das notas técnicas, íntegra dos processos, dados da entidade a ser beneficiada com o investimento e a justificativa que levou à escolha deste projeto.

Até o momento, não foram encontrados registros de CNPJ ou outras informações sobre a ‘Casinha Games’, bem como sua qualificação e competência para a realização do processo de capacitação profissional para o setor de games, como afirmou recentemente o secretário de Cultura, Mario Frias, no Twitter.

“Desenvolvi um programa para capacitação técnica e profissionalizante dos jovens de baixa renda, com o fim de criar condições para que os mesmos possam ingressar no mercado de trabalho. Será ensinado programação, design gráfico e outras atividades correlatas ao mercado digital”, escreveu o secretário.

“Até agora, isso foi feito sem qualquer transparência, sem qualquer informação. Fizemos um requerimento de informação exigindo que o Ministério repasse aquilo que deveria estar no Portal da Transparência: qual é a proposta técnica, qual o plano de trabalho, qual o protocolo e como foi o processo de análise. Aparentemente, nada disso existiu”, rebateu o deputado Padilha, apresentando suas dúvidas sobre a iniciativa do governo.

No último dia 13 de setembro, o Drops de Jogos relatou as inúmeras tentativas de contato com o ministério e com a secretaria de cultura, em busca de informações sobre o projeto, sem conseguir interlocução com nenhum representante do governo.

Foi o contato com o conselheiro da área de cinema na secretaria, Thiago de Freitas, que trouxe luz à questão. O CEO da Kokku Games, que integrou o conselho para o setor de Audiovisual no biênio 2019-2020, afirmou ter-se encontrado pessoalmente com o secretário de cultura por ocasião de sua posse no conselho de cinema e ter recebido a informação sobre a iniciativa.

Segundo o executivo, que mantém uma expectativa positiva em relação ao projeto, a secretaria deverá apresentar, em breve, um detalhamento mais amplo sobre a proposta e o destino da verba empenhada.

O requerimento do deputado Padilha será avaliado pela mesa da Câmara e a secretaria deverá apresentar em até 30 dias a resposta à solicitação do parlamentar.

No meio desenvolvimentista, a proposta parece ainda cercada de mistérios e vem sendo recebida com reservas e opiniões que denotam certa desconfiança sobre a falta de transparência até aqui observada sobre o assunto.

Frases como “Tem cheiro de lavagem de dinheiro”, “Entra partido, sai partido e todos querem dar um jeito de desviar” e “Seria inédito e ótimo”, estão entre os comentários mais comuns presentes nas redes sociais, em resposta à reportagem.

“A ideia dessa casinha digital é trabalhar com modelagem 3D, com formação de construção de games. Nosso plano é levar essas casinhas de cultura digital para o máximo do Brasil profundo que a gente puder e trabalhar com essa plataforma, e transformar aquilo numa oportunidade de vida. Para que a criança ou adolescente não tenha o tempo ocioso para se envolver com drogas, com crime e façam daquilo que gostam a sua profissão do futuro”, afirmou o secretário, segundo artigo de O Globo.

O Drops de Jogos continuará acompanhando o assunto, no aguardo de novidades e documentos capazes de elucidar as dúvidas ainda presentes sobre o tema.

O secretário Frias e o Secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula, estão convidados a se manifestarem sobre a questão, ou seus representantes diretos, se assim desejarem.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Saiba os SPOILERS de Resident Evil Village

Resident Evil Database cria Linha do Tempo com games da franquia

Confira os 5 games online mais jogados no mundo em 2021 segundo site

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
demetrio

Queria ver se fosse eu, com um projeto meia boa, se conseguiria um financiamento, fosse pelo menos alguns mil reais. rsrsrs