Musikalisches Würfelspiel: o Atari de Mozart

Em 1991, Chris G. Earnshaw, da Universidade de Cambridge, criou o jogo “The Dice Waltz”, para o finado computador Atari.

  • por em 6 de janeiro de 2020

Imagem: Tim's Atari Midi World

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), o brilhante compositor austríaco do período clássico, era reconhecido por seu bom humor e diversão.

Tanto é assim que, entre suas criações, o compositor desenvolveu um jogo musical, denominado Musikalisches Würfelspiel.

Trata-se de uma tabela de números com correspondência sonora para cada expoente numérico. O objetivo do jogo é, ao rolar os dados, compor um minueto de sonoridades aleatórias mas nem por isso dissonante. Na verdade, é incrível como o resultado final pode soar triunfante, romântico ou cômico, sempre com grande dose de coerência e harmonia.

O “Jogo Musical de Dados” de Mozart foi publicado pela primeira vez apenas após sua morte, em 1793, por J.J. Hummel em Berlim-Amsterdã e, posteriormente, por outros artistas em diferentes formas.

Embora a brincadeira já existisse antes da criação do compositor, as combinações musicais possíveis foram criadas por Mozart de tal maneira que, qualquer de seja a seleção de elementos sonoros, a melodia resultante será apresentada na forma de um agradável minueto, cumprindo os requisitos harmônicos e de composição similares aos temas musicais vienenses da época.

Em 1991, Chris G. Earnshaw, da Universidade de Cambridge, criou o jogo “The Dice Waltz”, para o finado computador Atari, baseado na estrutura deixada pelo músico dois séculos antes. O programa desenvolvido pelo profissional é compatível com sistema “Steem”, o que significa que deverá funcionar em um PC convencional, e pode ser acessado no site Tim’s Atari Midi World.

Assista abaixo a uma demonstração do jogo de Mozart em ação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments