(Imagem: divulgação/WB Games)
Desde que a Warner Bros anunciou o fechamento da Monolith e outros dois estúdios, muito se fala sobre qual será o futuro do Nemesis System. Afinal, o sistema criado para Sombras de Mordor está “travado” nas mãos da WB, e ninguém poderá usá-lo pelo menos até 2036.
Mas ainda que seja lembrado como uma das últimas inovações mecânicas da indústria dos videogames, o Nemesis System possui um passado “sombrio”. E quem contou sobre esse passado foi Laura Fryer, ex-executiva da Warner Bros e que trabalhou por anos com a Monolith.
Em entrevista para a IGN, a executiva afirma que foi uma prática anti-consumidora que levou à criação do sistema para Sombras de Mordor. Ela conta que a WB via um problema no sucesso que a Rocksteady tinha conseguido com Batman: Arkham Asylum. Apesar do jogo vender bastante, a diretoria da empresa via como um “problema” o fato de muitos jogadores terminarem o jogo e venderem ele logo depois (seja de forma direta ou através da GameStop).
E esse foi o estopim para a criação do Nemesis System em Sombras de Mordor: dar um motivo para as pessoas continuarem jogando o game mesmo depois de terminar a história, pois a WB estava preocupado em “perder milhões” para o mercado de jogos usados.
Assim, o Nemesis System não foi criado com o intuito principal de dar aos jogadores uma sensação de imersão e pertencimento ao mundo num nível que nenhum outro jogo havia conseguido, mas a diminuir o número de cópias usadas no mercado paralelo e te obrigar a comprar um jogo novo.
E por que isso? Porque ao comprar um jogo usado, os executivos da WB não recebem um único centavo daquela transação, enquanto cada cópia nova de um jogo garante uma parcela do preço para os bolsos deles.
No fim, a criação do Nemesis System é um bom exemplo de como tudo funciona no capitalismo corporativo selvagem que vivemos hoje: até as coisas boas que surgem de tempos em tempos foram criadas pensando em como transferir mais dinheiro da sua carteira direto para as contas bancárias de quem já tem tanto dinheiro que não precisaria desses dólares a mais.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Quintou
Da Rede Progressista de Games
Pesquisa inédita no levantamento que é originalmente de games
Ex-pro player é um dos principais nomes do país na história da modalidade e chega…