O xadrez é um dos jogos mais conhecidos do país. Ele é tão popular que, mesmo quem não sabe nada sabe sobre suas regras, reconhece um tabuleiro e suas peças quando vê um dos elementos do jogo. Da mesma forma, quem não conhece nenhum movimento das peças, sabe que em um conjunto de xadrez há o rei, rainha, cavalo etc, o que mostra como o jogo está inserido na cultura cotidiana da população.
O termo ‘xeque-mate’ é bastante comum no nosso dia a dia para descrever uma ação decisiva ou uma estratégia vitoriosa, e ainda assim estatisticamente são muito poucos os que sabem realmente explicar como é essa jogada desse tipo em uma partida de xadrez. Mais uma vez, fica evidente o poder desse jogo como um ícone cultural.
Você provavelmente já sabe de tudo isso. Mas você sabe que há diversos jogos que são baseados em xadrez? Ou que o xadrez é baseado em outros jogos, bem mais antigos?
Trazendo essa e outras curiosidades sobre esses jogos milenares, o SESC Itaquera, em São Paulo, realizará nos dias 8, 9, 15 e 16 de julho a oficina Jogando Juntos: Projeto XADREZ. A atividade propõe apresentar ao público diferentes jogos de tabuleiro que foram baseados no xadrez e outros que você pode jogar em sua casa usando as peças e/ou o tabuleiro.
O público vai conhecer o Chaturanga, jogo indiano que precedeu o xadrez, Luta de Classes, que simula um golpe de estado de
camponeses contra monarquia, e o Xadrez Zumbi, inspirado na ideia de uma corte contra um exército de zumbis(!), entre outros.
Para o público que já joga xadrez, a oficina tem como objetivo mostrar que há outras formas e jogos interessantes de conhecer, bem como reativar o interesse daqueles que pararam de jogar por qualquer motivo. Ao mesmo tempo, para aqueles que já curtem os jogos de tabuleiro, é uma forma de renovar seu interesse por aquele que também é conhecido como O Jogo dos Reis.
IMPORTANTE: A oficina tem como alvo jogadoras e jogadores que já conheçam as regras do xadrez. Não serão dadas aulas introdutórias do jogo nessa oficina.
Mais informações estão disponíveis diretamente no site do Sesc SP.
Imagem: FestA! – Festival do Aprender/Sesc SP