O que é a Brasil Game Show e por que eu devo ir na edição 2025 - Drops de Jogos

O que é a Brasil Game Show e por que eu devo ir na edição 2025

Maior evento de games da América Latina, a Brasil Game Show é uma parada obrigatória para quem ama, cria conteúdos ou faz parte da indústria.

(Imagem: divulgação/BGS)

A partir de hoje, se você segue criadores de conteúdo ou pessoas que gostam de videogame elas só vão falar de uma coisa nos próximos dias: BGS, ou Brasil Game Show. Mas o que raios é isso? Bom, vamos começar com…

O que é a BGS?

BGS é uma sigla para Brasil Game Show, um evento de videogames que acontece anualmente em São Paulo. O evento surgiu em 2009, na cidade do Rio de Janeiro, e na época era chamado de Rio Game Show. Em 2011 ela recebeu o nome atual, e em 2012 se transformou oficialmente em um evento anual que acontece na cidade de São Paulo.

A Brasil Game Show é não apenas o maior evento de videogames do Brasil, mas de toda a América Latina desde 2012. Atualmente, ela é o segundo maior evento de videogames do mundo em número de visitantes, ficando atrás apenas da ChinaJoy (evento chinês). Em 2023 (último ano em que o número de visitantes foi divulgado), o evento atraiu um público de cerca de 328 mil pessoas.

Por que tanta gente vai para a Brasil Game Show?

Mas todas essas 300 mil pessoas saem de casa para ir jogar videogame? Não, na verdade o mais próximo da realidade é que todas essas 300 mil pessoas saem de casa para ir pegar fila rs.

Brincadeiras à parte, a BGS não é apenas um evento para “jogar videogame”, mas para celebrar tudo aquilo que chamamos de “cultura gamer”. Mas o que isso quer dizer? Que sim,  existem diversos estandes de desenvolvedoras onde você pode jogar videogames – alguns que ainda nem foram lançados no mercado. Mas isso não é tudo que você pode fazer lá.

Há também concursos de cosplay, campeonatos de e-sports, presença de celebridades e influenciadores que você pode conhecer e até tirar umas fotos, jornalistas e youtubers correndo de um lado pro outro criando conteúdos…e filas. A fila é, ao mesmo tempo, uma piada interna e uma instituição da Brasil Game Show. Você vai passar muito tempo nelas, mas vai conhecer muitas pessoas nelas também. Então, elas não são apenas um espaço de espera, mas de networking entre pessoas que tem os mesmos gostos ou atuam na mesma área.

(Imagem: divulgação/BGS)

Por que ir para a BGS?

Aí depende de qual “categoria” você se encaixa: você é um gamer (alguém que joga videogames), um criador de conteúdo ou alguém que faz parte da indústria dos jogos? Essas são algumas coisas que cada categoria pode encontrar no evento:

  • Gamers: jogar alguns dos principais lançamentos do ano, experimentar alguns jogos que ainda serão lançados, conhecer figuras importantes da indústria dos games, conhecer seu influenciador/youtuber de games preferido lá nos corredores do evento, participar de campeonatos valendo prêmios, pegar filas e conhecer pessoas interessantes.
  • Criadores de conteúdo: experimentar (e criar conteúdos sobre) alguns jogos que ainda serão lançados, conhecer e entrevistar figuras importantes da indústria dos games, divulgar seu canal/perfil/site para um público que é o seu nicho específico de trabalho, se aproximar das pessoas que você já conhece, pegar filas e usar esse tempo para fazer networking com outros profissionais da área que estão ali.
  • Membros da indústria: a BGS possui um espaço cada vez maior para a “área B2B”, e se tornou um dos principais eventos para fazer networking, encontrar parceiros e fechar negócios que envolvam o desenvolvimento de jogos e qualquer área tangente à chamada “cultura gamer”.

Quando e onde acontece a Brasil Game Show este ano?

A edição 2025 da Brasil Game Show irá começar oficialmente nesta quinta-feira, dia 9 de outubro, e acontecerá até o domingo, dia 12 de outubro.

Esta será a primeira edição do evento que acontecerá no Distrito Anhembi-Morumbi, que fica na Av. Olavo Fontoura, 1209, em Santana (Zona Norte de São Paulo). O espaço é o mais novo e moderno centro de eventos da cidade, e terá todos os seus cinco pavilhões ocupados pela feira de games.

E por que eu devo ir para a BGS 2025?

Muitas coisas da feira se repetem todos os anos, mas a edição deste ano da BGS trará algumas coisas bem interessantes tanto pra quem quer apenas curtir o evento quanto pra quem quer ir lá criar conteúdos.

Jogos que estarão na BGS e ainda não foram lançados:

  • BALL x PIT (novo jogo do desenvolvedor indie Kenny Sun)
  • Bubble Bobble Sugar Dungeons
  • Double Dragon Revive
  • Forestrike (um roguelite tático de kung-fu)
  • Just Dance 2026 Edition
  • Quarantine Zone: The Last Check (FPS + gerenciamento de uma zona de quarentena num apocalipse zumbi)
  • Resident Evil Survival Unit (jogo de estratégia no universo de Resident Evil)
  • Skate Story
  • UniqKiller: Urban Shooter

Hideo Kojima é presença confirmada na BGS 2025 (Imagem: divulgação/BGS)

Principais atrações da BGS 2025:

  • Hideo Kojima: o criador de Metal Gear Solid Death Stranding estará no evento para falar sobre como foi o desenvolvimento de Death Stranding 2: On The Beach
  • Naoki Hamaguchi: diretor da trilogia Final Fantasy VII Remake, irá conversar com os participantes do evento sobre sua experiência na indústria
  • Yoko Shimomura: conhecida como “a compositora de games mais famosa do mundo”, ela ganhou fama criando músicas para alguns dos RPGs mais famosos da Square, como Secret of Mana, Final Fantasy XV e a franquia Kingdom Hearts. Mas pouca gente sabe que é ela também a criadora solitária de praticamente toda a trilha sonora de Street Fighter II, que até hoje é uma das mais influentes de toda a indústria.
  • Takashi Iizuka: desenvolvedor que trabalha na SEGA desde 1992 e que hoje é o chef de desenvolvimento de todos os jogos do Sonic
  • Hiroshi Nagaki e Hideyuki Ambe: o diretor e o CTO da Arc System Works vem ao Brasil para falar sobre os esforços da empresa para reviver a franquia Double Dragon.
  • PlayStation The Concert: um espetáculo musical que combina tecnologia, produção audiovisual e música ao vivo, onde serão apresentados temas que marcaram a história da marca PlayStation. Basicamente um super show com músicas de jogos como God of War, The Last of Us Ghost of Tsushima.

Eu vou encontrar meus jornalistas preferidos do Drops por lá?

Se o seu jornalista preferido do Drops for o Pedro Zambarda, sim! Ele estará correndo lá pela BGS durante o fim de semana tentando caçar uma exclusiva com o Kojima. Se você quiser dar um oi ou chamar ele pessoalmente de porco comunista, essa é a sua chance.

Se a sua jornalista preferida do Drops for a nossa editora Patricia Gnipper, eu não sei dizer. Pode ser que ela dê um pulo por lá, pode ser que não. Ela anda por caminhos misteriosos e a gente nunca sabe onde vai encontrar ela.

Agora, se o seu jornalista preferido do Drops é quem assina essa matéria…QUAL É O SEU PROBLEMA?! Sério mesmo, de verdade, você precisa rever o seu conceito de “preferido” imediatamente.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments