Alguns dos principais lançamentos dos últimos anos foram remakes ou remasters de jogos antigos – e nenhum deles fez tanto sucesso quanto The Elder Scrolls IV: Oblivion Remaster.
A Ampere Analysis, firma especializada em pesquisas de mercado, analisou os dados de 42 relançamentos de jogos (sendo 15 remakes e 27 remasters) lançados entre janeiro de 2024 e setembro de 2025. Esses jogos acumularam um total de 72.4 milhões de jogadores divididos entre consoles PlayStation, Xbox e Steam, e somaram uma receita total de US$1,4 bilhão (que inclui tanto a aquisição do jogo em si quanto dólares gastos em sistemas de monetização/microtransações dentro dos próprios jogos).
E entre todos esses jogos, a história de maior sucesso foi claramente The Elder Scrolls IV: Oblivion Remaster. O jogo lançado em abril deste ano não apenas foi o que conseguiu uma maior base de jogadores – chegando a 7 milhões de jogadores mensais – como também foi o líder em receitas, com esses jogadores gastando um total de US$180 milhões com o jogo.

(Imagem: Ampere Analysis)
Mas Oblivion: Remaster foi a grande exceção da pesquisa. Afinal, ela descobriu que, no geral, os remakes costumam trazer mais ganhos financeiros para as empresas do que os remasters – 2,2x mais em média. Isso fica claro analisando três títulos em destaque no gráfico: Gears of War Reloaded (um remaster), Silent Hil 2 e Final Fantasy VII Rebirth (ambos remakes).
Apesar de Gears of War e FF7R terem praticamente o mesmo número de jogadores (entre três e quatro milhões mensais), o jogo de tiro acumulou cerca de 20 milhões em receitas, enquanto o RPG alcançou a marca de 120 milhões. O mesmo aconteceu com Silent Hill 2, que tem menos jogadores mensais do que Gears, mas acumulou um total de U$100 milhões em receitas.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

