Paulo Soares, ícone do jornalismo esportivo, nos deixou nesta segunda-feira (29). Ele já lutava contra várias doenças há anos, e estava internado há cinco meses no Hospital Sírio Libanês, onde faleceu.
Conhecido como “Amigão” e “O Amigão da Galera”, ele era um ícone do jornalismo esportivo, e sua voz foi uma das mais famosas da narração esportiva na TV. Com um jeito bastante despojado e muito bom humor, ele ajudou a mudar a concepção de que a cobertura esportiva precisava ser algo “sisudo” e “sério” o tempo todo.
Um dos episódios mais memoráveis do narrador aconteceu em 2016, quando ao lado do amigo Antero Greco, Paulo Soares teve uma crise de riso ao falar sobre o que seria a próxima contratação do São Paulo: o atacante argentino Milton Caraglio – cuja pronúncia do sobrenome é igual a “caralho”. No fim, o atacante nunca jogou pelo SPFC, mas a risada do Amigão entrou para a história da TV brasileira.
É triste pensar que nenhum dos protagonistas deste vídeo está mais com a gente, já que Antero Greco nos deixou ano passado, vítima de um câncer no cérebro.
Além de comandar o programa Sportscenter por duas décadas, o Amigão era uma das presenças mais constantes na grade da ESPN Brasil. Ele fez parte da formação original do Linha de Passe, além de narrar jogos de campeonatos nacionais, europeus e várias Copas do Mundo pelo canal.
Fora da ESPN, Paulo Soares também já trabalhou no SBT, TVA Esportes, Cultura, Record e Gazeta em uma carreira de mais de quatro décadas no jornalismo esportivo.
A cerimônia de despedida acontece na tarde desta segunda no Funeral Home, no bairro de Bela Vista (São Paulo). Ele deixa a mãe, a companheira Marlene, os irmãos Marcelo e Roberto, uma dezena de amigos queridos e alguns milhões de admiradores de seu trabalho em todo o país.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

