Drops de Jogos recebeu informações oficiais. PGB 2023 divulga painel de eSports. Consumo e prática de eSports seguem em alta no Brasil, revela PGB.
A Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, lança hoje o painel de eSports atualizado conforme a 10ª edição do estudo. Por meio do mapeamento de conhecimento e prática de esportes eletrônicos no país, a pesquisa aponta que a modalidade segue em alta entre o público brasileiro que joga jogos eletrônicos (70,1%, segundo a PGB 2023).
Em conhecimento, os eSports cresceram 1,7 ponto percentual em relação à PGB 2022, registrando agora 82,9% de awareness entre os gamers no Brasil. Além disso, 48,8% do público que consome jogos pratica algum esporte eletrônico, hábito que se manteve estável em comparação à última edição da pesquisa (48,7%).
“Os eSports mantiveram sua representatividade mesmo após o término do isolamento social devido à pandemia de Covid-19, tanto do ponto de vista de número de pessoas que afirmam praticar, seja de maneira amadora ou profissional, quanto nas demais atividades que circundam todo o ecossistema da categoria”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.
Acompanhar ou assistir eSports é outro comportamento que se manteve estável entre os gamers brasileiros. De acordo com a PGB 2023, 63,8% têm esse hábito, crescimento de 0,6 ponto percentual em relação à edição anterior do levantamento. A maioria destes (39,2%) assistem a vídeos ou leem sobre a modalidade de 1h a 3h por semana.
A frequência de consumo de conteúdo é, para a maioria dos gamers (26,5%), de duas vezes por semana, enquanto 26,1% consomem três vezes por semana e 18,2% diariamente. Apenas 10,5% dos entrevistados consomem conteúdo de eSports menos de uma vez por semana, enquanto 1,1% afirma não consumir conteúdo.
“A presença dos eSports na rotina dos gamers brasileiros não se limita a praticar algum título da modalidade, mas também em acompanhar campeonatos, transmissões de pro-players e celebridades do ecossistema, notícias e dicas desses jogos e muito mais. Por unir o jogo ao espetáculo, vemos os esportes eletrônicos construírem uma relação cada vez mais robusta com o público gamer em geral”, conta Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
PLATAFORMAS DE CONTEÚDO
De acordo com o novo painel da PGB 2023, 74,6% do público gamer brasileiro se mantém informado sobre competições de eSports por meio de canais especializados. O dado está bastante acima de quem acompanha o segmento por meio dos canais de times e atletas (36,8%) e de celebridades de eSports (36,1%).
Já o formato de conteúdo preferido dos gamers no Brasil para acompanhar a modalidade são partidas online transmitidas ao vivo ou gravadas (79,7%), seguido por notícias online (61,8%) e, por fim, presencialmente em arenas de torneios, espaços de eventos e nos próprios clubes de eSports (50,2%). No ambiente digital, a principal plataforma para consumir conteúdo de eSports é o YouTube (72,5%), seguido pelo canal SporTV (40,2%) e Instagram (38,9%).
eSPORTS MAIS CONHECIDOS E JOGADOS
O novo painel de eSports da 10ª PGB também mapeou os gêneros com maior conhecimento da modalidade de eSports entre o público gamer brasileiro. O primeiro são jogos de Futebol, com 81,4% que jogam atualmente, seguido pelo Battle Royale (69,6%) e Luta (61,3%).
Evidenciando uma das principais paixões dos brasileiros, o Futebol também aparece como o gênero de eSport mais praticado pelos gamers no país, com 64,6%. Em seguida, a pesquisa aponta para o FPS (62,4%) e MOBA (59,3%).
Já a modalidade mais acompanhada em vídeos gravados é o Battle Royale, com 67,5%, enquanto FPS é o mais consumido em transmissões ao vivo, com 53%, e também o que recebe mais doações dos espectadores — 15,4% dos gamers realizam contribuições a streamers de jogos de tiro em primeira pessoa.
Por fim, em relação aos títulos eSports mais populares entre os gamers no Brasil, CS:GO aparece na frente com 94%, seguido por Fortnite (91%), Free Fire (90,9%), Call of Duty (90,6%) e League of Legends (90,1%).
ARRECADAÇÃO E PLATAFORMAS DE APOSTAS
Além do entretenimento e espetáculo, os eSports também oferecem maneiras para arrecadação de dinheiro. Segundo a PGB 2023, 27,9% dos gamers brasileiros já ganharam dinheiro com esportes eletrônicos, por meio de apostas com amigos (14,2%), plataformas de apostas (13,6%), competições amadoras (8,6%) e outros métodos (1,1%).
Novidade do painel de eSports da 10ª PGB, as plataformas de apostas mais utilizadas pelos gamers brasileiros também foram mapeadas. No topo do ranking, a pesquisa aponta para a Betano, com 71,1%, seguida pela Bet365 (51%) e Pixbet (43,6%).
A PGB 2023 entrevistou 14.825 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano. O estudo é desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Acesse o site oficial para baixar a versão gratuita do estudo.
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Primeiras impressões sobre o indie Rusted Moss. Por Paulo Zambarda de Araújo
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá