(Imagem: montagem por Rafael Silva/Drops de Jogos)
Uma notícia surpreendeu os fãs brasileiros na última quarta-feira (09). Infelizmente, não foi o anúncio dos jogos que entram na biblioteca da PlayStation Plus Extra e Deluxe de abril uma semana antes do normal. Não, a surpresa foi um aumento no preço de todas as assinaturas.
Todas as assinaturas da PlayStation Plus terão um aumento entre 24,5% e 37,5% para não assinantes, e entre 13,2% e 15,3% para quem já é assinante do serviço.
Para aqueles que já são assinantes, os novos preços passarão a valer a partir de 25 de junho, e para quem ainda não assina o serviço os noivos valores já valem a partir do dia 16 deste mês.
Estes serão os novos preços da PlayStation Plus:
Este aumento também não é exclusivo para o Brasil, mas parece ser exclusivo para a América Latina. Ao todo serão 16 países afetados pelos aumentos de valor das assinaturas:
A Sony não divulgou exatamente o motivo para esse novo aumento, mas citou em uma postagem no seu blog oficial que ele é um reflexo das condições de mercado global.
Assim, não tem como não imaginar que parte dessas “condições de mercado global” que estão sendo refletidas não tenham algum tipo de ligação com as novas políticas tarifárias dos EUA, que afetaram praticamente todos os países do mundo.
Claro, pode ter sido só coincidência esse aumento ser anunciado dias após a confirmação das novas tarifas (e horas antes dele anunciar que vai dar uma “pausa” de 90 dias nesses aumentos), mas o timing do anúncio não ajuda a narrativa de que uma coisa não tem a ver com a outra.
O que fica mais difícil de entender é o porquê apenas os países da América Latina foram afetados por esses aumentos.
Antes deste, o último aumento de preços da PlayStation Plus brasileira ocorreu em agosto de 2023, que reajustou em cerca de 40% os valores de todos os planos de assinaturas. Assim como o atual, aquele também foi algo exclusivo para os países da América Latina.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Premiação rendeu para o filme Ainda Estou Aqui antes do Oscar
E está nas listas de outros diretores