Podcast Primeiro Contato acerta no recorte, ao não fugir de polêmicas e ao relacionar games e política

Impressões sobre o podcast que conta a história dos PCs no Brasil

Veja o Primeiro Contato

Primeiro Contato. Foto: Reprodução/YouTube

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos

Projeto ambicioso anunciado em 2020 pelo jornalista Rique Sampaio no site Overloadr, o podcast Primeiro Contato demorou ainda um ano para começar a ser publicado e já tem bons acertos em seus primeiros seis episódios. O primeiro deles: Não tem medo de relacionar política (passa por Sarney, Collor, Itamar e FHC) para explicar os preços no setor dos jogos de computador, abordando também economia (a entrevista com o economista Paulo Gala, um desenvolvimentista, é um achado na produção logo de cara).

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

Não bastasse esse primeiro acerto, há ainda outros que vão ser elencados nessa breve resenha.

Acerto de recorte

Há outros documentários que se dedicam a estudar a história dos videogames no Brasil. Paralelos, da Red Bull Games, aborda o assunto da pirataria e seu papel na cena brasileira de games. Destravado, do The Enemy, tem uma dedicação especial para consoles. Primeiro Contato vem para suprir uma lacuna nessas pesquisas sobre a documentação de jogos no Brasil.

Ele conta, enfim, a história da chegada dos microcomputadores no Brasil.

MSX, Cobra, os clones e as máquinas originais estão presentes em toda a pesquisa, consultando especialistas do setor como o pioneiro Renato Degiovani, que fez o primeiro game brasileiro – e é uma de suas falas que menciona o “primeiro contato” com essa tecnologia.

Para quem quer entender de PC, esse é o podcast para compreender sua história e importância.

Acerto ao não fugir de controvérsias jornalísticas

Rique conta, com detalhes, a história da Brasoft, o licenciamento de produtores em feiras como a CES e a vinda de revistas com CDs nas bancas brasileiras. E, entrevistando até seu ex-chefe Theo Azevedo (ex-UOL Jogos e hoje na Theogames, uma assessoria de imprensa), ele não poupa as brigas empresariais e, veja só, jornalísticas que envolveram o setor de jogos para PC.

Questionamentos sobre a ética jornalística das publicações da época são colocadas de maneira honesta pelo jornalista aos entrevistados, dando um teor crítico que não deixa de contar a história completa.

E o jornalista também dá algumas pinceladas sobre o mercado de consoles (aborda brevemente a Tectoy), mas sem deixar de perder o foco em todo o seu trabalho documental.

Para ouvir Primeiro Contato, acesse este link.

Transparência: O autor do texto é uma das pessoas que contribui no crowdfunding do site Overloadr, que ajudou a financiar esse projeto. Além do site citado, o Drops de Jogos também possui um site de financiamento coletivo para fazer o seu jornalismo. Você pode acessá-lo aqui.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Saiba os SPOILERS de Resident Evil Village

Resident Evil Database cria Linha do Tempo com games da franquia

Confira os 5 games online mais jogados no mundo em 2021 segundo site

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments