Cosplay é uma arte que vai além das fantasias – envolve performance, criação e personalização de trajes e acessórios. Na quinta-feira (31), durante o primeiro dia da Gamecon Acre em Rio Branco, o cosmaker Eduardo Ítalo, do canal Dicas Cosmaker, fez uma palestra sobre essa possibilidade.
Eduardo compartilhou com o público sua trajetória e experiências no cenário cosplay. Para ele, o mercado ainda é pouco explorado no Brasil e a prática pode ser fonte de renda e caminho para o empreendedorismo. O especialista abordou diferentes maneiras de rentabilizar o trabalho no universo cosplay e desmistificou a ideia de que esse é apenas um hobby caro.
“Para quem deseja seguir no cosplay, é essencial entender a diferença entre cosplay e fantasia comum”, revela. “Cosplay é o ato de se caracterizar e interpretar um personagem. Não basta só vestir uma roupa, é preciso incorporar o personagem para torná-lo autêntico e imersivo.”, completa.
Ele também diferenciou “cosmaker” do “cosplayer”. Enquanto o segundo veste e interpreta o personagem, o primeiro é responsável pela criação dos trajes e acessórios. O trabalho como cosmaker pode ir desde a criação e venda de peças sob encomenda até a produção de conteúdo digital.
Eduardo contou a própria trajetória, que começou em 2013 com o canal no YouTube, onde compartilha técnicas e processos de construção de itens cosplay, transformando conhecimento em carreira. “Eu comecei com o canal Dicas Cosmaker e, depois de 15 meses, recebi meu primeiro pagamento do YouTube. Foi um divisor de águas”, relembrou.
Hoje, ele diversifica fontes de renda oferecendo réplicas de armas e armaduras, realizando colaborações com marcas e engajando nas redes sociais. Além disso, presença em eventos, publicidade e parcerias podem ser formas de impulsionar a carreira, uma vez que marcas e plataformas digitais abrem portas para cosmakers. Aniversários e peças teatrais também podem ser oportunidades para cosplayers caracterizados como personagens populares.
Eduardo Ítalo deu ainda quatro dicas para quem quer empreender como cosplayer e cosmaker.
*Por Regina Soares, da Agência Collab na Gamecon Acre
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Oportunidade e são ótimos jogos
E não foi a ditadura militar
Ele está no YouTube e agora parte para o streaming