No mesmo dia que a CBF apresentou oficialmente Carlo Ancelotti como o novo técnico da Seleção Brasileira, o Real Madrid também confirmou quem irá substituir o treinador italiano no time. E, para a surpresa de ninguém, esta pessoa é Xabi Alonso.
Desde que ganhou o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e chegou na final da Liga Europa ano passado com o Bayer Leverkusen, o espanhol era visto como o preferido do clube merengue para assumir o cargo de técnico.
De acordo com o anúncio do clube, o contrato do espanhol começará oficialmente no dia 01 de junho, e se estende até junho de 2028. Ou seja, ele está confirmado no comando do clube por pelo menos três temporadas.
Xabi Alonso e Real Madrid: uma história de sucesso
A confirmação de hoje é mais um capítulo da história de sucessos e conquistas que Xabi Alonso e o Real Madrid possuem.
A história entre clube e jogador começou em 2009, quando o time espanhol pagou £30 milhões ao Liverpool para contar com os serviços do meio-campista. Na época dizia-se que o jogador não queria ter saído de Anfield, mas se sentiu obrigado devido a um desentendimento com o então técnico do time, Rafa Benítez.
No Real Madrid, o espanhol foi a base do meio-campo de uma nova era dos “Galáticos”, e jogou ao lado de craques como Cristiano Ronaldo, Kaká, Sergio Ramos, Benzema, Di Maria, Casillas, Marcelo, Bale e Luka Modric.
Como jogador do Real, Alonso teve papel importante na conquista de um título da La Liga, uma Supercopa da Espanha, duas Copas do Rey e uma Liga dos Campeões da Europa. Mais do que isso, ele ajudou o time da capital espanhola a seguir como um adversário de respeito contra o Barcelona de Messi e Guardiola, que dominou o futebol mundial por anos.
Alonso como técnico
A carreira de treinador de Xabi Alonso também começou no Real Madrid, pois o time sub-14 do clube foi a primeira experiência dele como treinador. Ele permaneceu por lá durante todo o ano de 2018, enquanto ainda fazia o curso da FIFA para conseguir a certificação necessária para treinar times profissionais.
Mas o grande salto na carreira do treinador aconteceu na Alemanha, quando ele assumiu o Bayer Leverkusen em 2022. Em três temporadas no clube, ele pegou um time na zona de rebaixamento e não apenas conseguiu classificá-lo para a Liga Europa na mesma temporada, mas conseguiu também um feito inédito que talvez nunca seja quebrado: um título invicto da Bundesliga.
Na mesma temporada, ele também conseguiu quebrar o recorde de mais partidas invictas em todos os campeonatos europeus, liderando o Bayer Leverkusen em uma sequência de 51 partidas seguidas sem derrotas – outro recorde que dificilmente será quebrado tão cedo.
Considerado um dos técnicos mais promissores do mundo, a expectativa é que ele lidere um elenco renovado do Real Madrid para uma nova fase de vitórias e títulos.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.