Resenhas

Natal dos Silva é uma série sobre gente comum, preconceito LGBT e desconforto. Por Pedro Zambarda

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

Canal Brasil disponibilizou uma cabine digital para o Drops da nova série Natal dos Silva, gravada em Belo Horizonte, no coração de Minas Gerais. A história de Gabriel Martins (diretor de Marte Um) se adequa à maioria das famílias brasileiras, com produção da Filmes de Plástico.

Poderia ser uma história de uma família que se ama, mas é tudo menos isso – e é sobre esse sentimento ao mesmo tempo. A matriarca faleceu, a casa ficou com a fatia mais pobre dos familiares e a mãe tem uma fixação com a cozinha.

O ator Carlos Francisco é Geraldo, o filho bonzinho que está noivo da mulher trans Lin, interpretada por Aisha Brunno. Nada disso é dito logo de cara, mas as brigas familiares ficam explícitas logo nos primeiros minutos. Com o aparecimento de um irmão que veio dos Estados Unidos e com a outra parte da família querendo vender a casa na partilha da herança.

A transfobia da família fica explícita também de cara, sobretudo no silêncio de Geraldo sobre os detalhes de seu relacionamento. No começo, a parceira até se sente “confortável” no meio dos conflitos.

Depois Lin se toca do preconceito que salta durante o Amigo Secreto constrangedor antes do começo da ceia de Natal. O objetivo do autor da série, Gabriel Martins, mais do que refletir as famílias mais contemporâneas é também reproduzir experiências mais comuns.

Natal dos Silva tem aquele conforto de Natal na casa dos avós, com o mesmo incômodo dos preconceitos, das revoltas e dos remorsos que envolvem a maioria das famílias.

É uma ótima série para derrubar ideais, com muito mineirês.

Os episódios tem duração aproximada de 30 minutos. Vimos os três primeiros.

Quando sai?

HORÁRIO: 

Quinta, 27/11, às 21h30 (um episódio por semana) no Canal Brasil. 

Alternativos: Sextas, às 22h30; sábados, às 23h; domingos, às 19h; quartas, às 20h30.

Maratonas:

25/12, a partir das 19h (maratona com os 4 primeiros episódios, fechando com o lançamento do quinto)

27/12, a partir das 20h30

28/12, a partir das 16h30

02/01/2026, a partir das 23h;

Exibição de um episódio por semana no Globoplay.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!