Com muita satisfação pude conferir que NIKODERIKO: THE MAGICAL WORLD é mesmo um daqueles softwares especiais que acertam em cheio no coração daqueles que, assim como eu, amam jogos de plataforma… Vibrei este ano com a incrível versão de PS5 de Astro Bot e o retorno do Epic Mickey: Rebrushed, ficando portanto bastante empolgado em testar esse lançamento da VEA Games e Knights Peak Interactive na sua versão de Playstation 5.
O jogo nos coloca na pele dos personagens Niko e Luna numa jornada single payer ou cooperativa contra o vilão Grimbald que lhes roubou uma relíquia. É o típico vilão clichê dos games ajudado pelos seus empregados da Cobring Gems Company, em divertidos níveis 2D tradicionais de plataforma alternados por níveis 3D lineares. Imediatamente essa mistura de 2D com 3D me trouxe à mente Crash Bandicoot de Playstation 1 e o clássico Donkey Kong Country de Super Nintendo que tantas horas dediquei! 🙂
Falei de clássicos, não é? Pois temos aqui a arte musical de David Wise, o mesmo autor que compôs músicas para a série Donkey Kong Country e não apenas isso: é o lendário autor das músicas do Battletoads, Arch Rivals e vários outros clássicos de Nintendinho (NES), também do game Snake Pass de PS4 e PC e outras várias dezenas de trabalhos incríveis em jogos bastante reconhecidos. David e sua equipa fizeram um trabalho primoroso nesta aventura de modo que a música é suave e os sons se encaixam perfeitamente!
Os controles são bastante surpreendentes, precisos e intuitivos, o que é um diferencial neste tipo de games indies nos quais geralmente os controles são bem complicados e de resposta estranha… neste quesito e na programação dos inimigos afirmo que foram atingidos altos padrões que diferenciam pela positiva este jogo das demais ofertas no mercado! As fases oferecem desafios satisfatórios que testarão suas habilidades e muitas revisitas a clássicas fases emprestadas de outros jogos, como por exemplo aquela corrida no carrinho dentro de um mina e animais usados como montarias, mostrando bastante variedade na jogabilidade. Aqui tem um diferencial interessante: nas telas iniciais do jogo é possível reduzir bastante a dificuldade e tornar o jogo mais adequado a crianças pequenas, tornando assim o jogo acessível para toda a família… ainda assim há alguns chefes que dão trabalho desnecessário e desanimam um bocado.
Há ainda uma infinidade de itens colecionáveis para encontrar durante a exploração, que vai consumir horas e horas do jogador esmiuçando cada canto dos cenários… Os inimigos são bem variados e exigem do jogador adaptar-se a cada estilo para os vencer, os chefes de fase então utilizam mecânicas novas para testar sua destreza e sua paciência (alguns são bem irritantes), o que torna esse game uma experiência bastante especial. O modo cooperativo precisa ainda de alguns ajustes mas satisfaz a vontade de reunir os amigos e brincar, como muitas vezes fazíamos no passado com jogos como World of Illusion do SEGA Mega Drive.
Deixo aqui os parabéns aos desenvolvedores pelo visual: o jogo é lindo, com paisagens encantadoras que nos dão vontade de olhar cada cantinho das fases, sempre cheias de pequenos detalhes e grande variedade de ambientações, alternando 2D e 3D, dando a idéia de sempre ter algo novo acontecendo na missão. A música combina, os desafios estão na medida certa, com um ligeiro polimento num futuro update e quem sabe alguma DLC adiconando novidades a esse batido segmento dos jogos de plataforma, este se transforme num clássico instantâneo!
Desenvolvido pela VEA Games e publicado pela Knights Peak Interactive
Já disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch e em breve na Epic Game Store e no Steam!
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