Rússia vai confiscar Lesta Studio, de World of Warships - Drops de Jogos

Rússia vai confiscar Lesta Studio, de World of Warships

Governo usa apoio de ex-dono da desenvolvedora para justificar decisão

(Imagem: divulgação/Lesta Studio)

De acordo com um documento obtido pelo jornal russo RIA, o governo do país irá confiscar todo o patrimônio da Lesta Studios (antiga subsidiária da Wargaming) sob a justificativa de “apoio à Ucrânia”.

O estúdio de São Petersburgo está sendo acusado de “traição” devido a atitudes da Wargaming, estúdio que já foi dono da Lesta mas que já não possui qualquer relação com ela desde 2022.

Segundo o documento, o CEO da Lesta (Malik Khatajaev) é acusado de ter associação com o CEO da Wargaming (Victor Kislyi), chamado pelo governo russo de “extremista”. Assim, o documento exige o confisco imediato de todos os bens pertencentes à Lesta.

A Wargaming é uma empresa mais conhecida pelo jogo World of Tanks, enquanto a Lesta é mais conhecida por ter desenvolvido World of Warships, o spin-off de navios do simulador de guerra.

Wargaming, Lesta e Rússia

Desde 2022 a Wargaming cessou todas as suas atividades em território russo (Rússia e Bielorrússia). Como explica em uma declaração para a VGC, a empresa abandonou totalmente esses mercados há três anos. Neste processo ela deu total autonomia para as suas subsidiárias que atuam nesses países, não deixando qualquer vínculo financeiro ou administrativo na separação.

Isso quer dizer que, muito provavelmente, o governo russo está escalando a ofensiva contra “traidores” internos, escolhendo punir empresas que já tenham tido qualquer tipo de contato com quem apoio o lado ucraniano no conflito – mesmo que este contato já não exista há anos.

Com sede Nicósia, no Chipre, a Wargaming sempre foi bem vocal em seu apoio à Ucrânia. Tanto que, dois meses antes de anunciar que não teria mais nenhuma ligação com a Rússia e a Bielorrússia, a empresa defendeu o diretor criativo Sergey Burkatovskiy após ele expressar nas redes sociais apoio à invasão russa.

Além disso, o suporte da empresa às forças de defesa ucranianas não é apenas vocal. Em 2023, a Wargaming vendeu alguns bundles exclusivos de seus jogos mais populares e dedicou toda a receita das vendas para a compra de ambulâncias especializadas para serem usadas nas zonas de conflito.

Em dezembro de 2022 Nikolai Katselapov, diretor de desenvolvimento de negócios da empresa, foi adicionado à lista de “organizações e indivíduos envolvidos em atividades terroristas” pela KGB da Bielorrússia. Ele é acusado na lista como “financiador de causas terroristas”, sendo a “causa terrorista” a defesa de que o Ucrânia tem o direito de defender seu território e não ser invadida pela Rússia.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments