Criado em 1985, o Radiohead é um dos grandes nomes do Rock Alternativo. Ao longo de sua carreira, o grupo lançou músicas que fizeram (e fazem) muito sucesso, como “Creep”, “Fake Plastic Trees” e “No Surprises”.
O “cardápio” do Radiohead também inclui uma música que é interessante, porém, não aparece nas plataformas digitais, tampouco na biblioteca pública da banda. Essa canção é “Pop Is Dead”, escrita durante as sessões de gravação do álbum de estreia do grupo, “Pablo Honey”, lançado em 1993. No entanto, a faixa foi lançada como um single independente no mesmo ano.
Thom Yorke, vocalista do Radiohead, falou à Melody Maker (via Louder) sobre “Pop Is Dead” na época em que a música foi lançada. O frontman explicou o conceito da faixa.
“Eu escrevi ‘Pop Is Dead’ como uma espécie de epitáfio para 1992. Daí os versos ‘Pop está morto/morreu uma morte feia por catálogo’.”
Em 2003, Thom concedeu entrevista ao locutor Zane Lowe. Na ocasião, o vocalista deixou claro que não gosta de “Pop Is Dead”. Ao ser questionado sobre qual conselho daria ao Radiohead em 1991, o cantor foi curto e grosso em sua resposta: “Não lancem Pop Is Dead!”.
Yorke não é o único integrante do Radiohead que despreza “Pop Is Dead”. Segundo a matéria resgatada pelo Louder, o guitarrista Ed O’Brien definiu a música como um “erro hediondo”.
Embora “Pop Is Dead” esteja ausente das plataformas, há uma versão ao vivo oficial da música que foi gravada em 1994 aparece no canal oficial do Radiohead. Para conferir, acesse o player a seguir e avance para os 58 minutos.
Com informações do Whiplash.net.
Reconhecimento do talento de Alex Leal com sua coluna de inovação e tecnologia
Fervilhando o universo das celebridades
Fofocas e silêncio