Notícias

Semana Olímpica de eSports será realizada este mês em Singapura

O Comitê Olímpico Internacional (COI) realizará em Singapura durante o mês de Junho a Semana Olímpica de eSports. Esse evento, que ocorrerá de 22 a 25 de junho do próximo ano, representa um passo significativo no apoio ao desenvolvimento dos esportes virtuais dentro do Movimento Olímpico, bem como no envolvimento com os principais jogadores competitivos. O COI, entidade máxima do esporte tradicional, enxerga nesse evento uma oportunidade de colaborar ainda mais com jogadores de eSports, os chamados Esportes Eletrônicos, e criar novas oportunidades tanto para os jogadores quanto para os fãs.

Principais atrações da Semana Olímpica de eSports e a escolha de Singapura

Uma das atrações mais esperadas da Semana Olímpica de eSports são as finais presenciais do Olympic eSports Series, uma competição global em colaboração com as federações internacionais. Essa série baseia-se no Olympic Virtual Series, que ocorreu no ano passado. Thomas Bach, presidente do COI, considera essa ação um marco importante na ambição de apoiar o crescimento dos eSports dentro do Movimento Olímpico.

Singapura foi escolhida como sede da Semana Olímpica de eSports devido ao seu histórico de apoio à inovação no Movimento Olímpico. O país sediou os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude em 2010, o que faz com que a parceria com Singapura seja uma escolha perfeita. O evento é fruto de uma colaboração entre o COI, o Ministério da Cultura, Comunidade e Juventude, o Ministério do Esporte de Singapura e o Comitê Olímpico do país.

A parceria público-privada estabelecida entre o COI e os órgãos governamentais locais e grandes empresas do setor de tecnologia demonstra a importância crescente dos eSports e o interesse em explorar o potencial desse mercado em rápido crescimento.

eSports ganham espaço nas apostas esportivas e já concorrem com esportes tradicionais

Os eSports tem crescido em popularidade também entre os fãs de apostas esportivas. Se algum tempo atrás somente esportes tradicionais como Futebol, Basquete, Volêi, Tênis e outros ocupavam a preferência dos apostadores, hoje os esportes virtuais, conhecidos como eSports também caíram no gosto dos apostadores. As Apostas Esportivas da bet365, por exemplo, tem notado um grande crescimento de demanda pelos eSports.

Assim como os sites de apostas o COI está abrindo caminho para se aproximar do público envolvido nos eSports, reconhecendo seu grande potencial e atraindo novos mercados interessados em negócios na área. Com a realização da Semana Olímpica de eSports, as ações das grandes empresas e dos setores públicos em relação aos esportes eletrônicos serão analisadas com mais rigor e criticidade, considerando a importância conquistada por esse grupo.

Embora o evento em Singapura seja uma demonstração do reconhecimento dos eSports pelo COI, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente em relação à aceitação dos esportes eletrônicos como esportes tradicionais em alguns países. No Brasil, por exemplo, a ex-atleta de vôlei Ana Moser, Ministra dos Esportes, afirmou que os “e-Sports não são esporte”, fechando qualquer possibilidade de fomento e investimentos na área por parte do governo federal.

Embora a afirmação de Ana Moser no Brasil represente um obstáculo, é importante reconhecer que a percepção e a compreensão dos eSports estão evoluindo rapidamente. À medida que mais pessoas experimentam e se envolvem com os jogos eletrônicos, é possível que ocorram mudanças na visão tradicional de esporte, abrindo caminho para uma maior aceitação e apoio aos eSports.

De qualquer forma, ainda que os eSports enfrentem desafios em relação à sua aceitação como esportes tradicionais, eventos como a Semana Olímpica dos eSports em Singapura representam um avanço significativo no reconhecimento e apoio dos esportes virtuais pelo COI. O diálogo, o entendimento mútuo e a colaboração entre os diversos atores dessa indústria são essenciais para superar os desafios existentes e explorar o potencial dos eSports como uma forma legítima de competição e entretenimento.

Singapura . Foto: Wikimedia

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

ExitLag anuncia campanha de Black November em parceria com outras marcas

Bonoxs, Fallen Store e Gamers Club serão parceiros na campanha promovendo a oferta da ExitLag…

14 minutos atrás

Governo Lula processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade

1 hora atrás

ABRAGAMES anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…

2 horas atrás

Fatec São Caetano participa do ‘Games for Change’ América Latina 2024

Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…

2 horas atrás

Seus desafetos podem ver seus posts no X mesmo bloqueados

Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers

2 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!