Jogo Mecharashi teria roubado assets que pertencem a Front Mission e à Square-Enix (Imagem: divulgação/Steam)
Na semana passada, a Square-Enix entrou com um processo nos EUA para impedir o lançamento de Metal Storm (Mecharashi na China e Japão), um jogo de combate de mechas para mobile e PC.
O problema? A empresa alega que a BlackJack Studios (desenvolvedora da game) utilizou assets que pertencem à Square sem autorização.
Explicando: A BlackJack e a Square-Enix possuíam uma parceria para o desenvolvimento de um jogo mobile da franquia Front Mission. Este jogo foi anunciado em abril em 2022, e iria se chamar Front Mission 2089: Borderscape, e que foi cancelado alguns meses depois.
Só que, como o game já estava em um estado avançado de desenvolvimento, a BlackJack resolveu finalizar ele e lançá-lo na China e Japão com o nome de Mecharashi. Este lançamento ocorreu em 2023, e a empresa estaria pronta para fazer o lançamento mundial do game.
Só que eles finalizaram o game usando os mesmos assets de personagens, gameplay, cenários e tudo mais desenvolvidos durante o contrato com a Square-Enix. E, por isso, a empresa está processando por “roubo” de propriedade intelectual.
Os autos do processo contam com 11 páginas de capturas de tela comparando imagens de desenvolvimento de Front Mission 2089: Borderscape com imagens do jogo Mecharashi. E, pelo que podemos ver, não houve nenhum esforço da BlackJack para tentar tornar o game algo próprio da empresa.
Exemplo de comparação entre Front Mission e Mecharashi que existe nos autos do processo (Imagem obtida via Polygon)
A ação movida pela Square-Enix pede para que a BlackJack remova do jogo qualquer coisa que viole a propriedade intelectual da marca Front Mission. Isso inclui designs de mecha, mecânicas de jogo e qualquer outra coisa do jogo que possa fazer alguém se pensar se tratar de um jogo da franquia de mechas mais famosa.
Além da remoção, a Square ainda pede uma indenização de US$150 mil para cada assets “roubado” usado no jogo. E pelo que podemos ver só pelas imagens de comparação no processo, se a Square-Enix ganhar a causa não apenas o jogo será impedido de lançar por aqui (já que a vitória nos EUA impediria o game de ser vendido na Steam, Epic Games Store, Play Store e App Store), como também significaria uma multa que pode chegar a várias centenas de milhões.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Tosco porém muito bacana
Comentário crítico aponta falhas em estudo. Para os autores, houve interpretação enganosa dos dados e…
Importante reflexão do Márcio
Com corpo ultrafino, câmera principal de 200 MP e processador de última geração, smartphone eleva…