SBT demitiu centenas de funcionários na última quarta (13) como parte de sua reestruturação para equalizar despesas com receitas. Foi a primeira demissão em massa após a morte de Silvio Santos (1930-2024). Rubens Passaro, diretor do Grupo SS e irmão de Íris Abravanel, quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre a situação.
Classificando-a como necessária, mas mencionou que a família está de “coração partido” e enfrentará um período de luta. Segundo o tio das filhas do fundador do SBT, o canal demitiu cerca de 200 funcionários e relembrou uma frase dita por Silvio Santos: “Assim está escrito, e assim será”.
“Esta é uma frase bíblica que Silvio Santos ordenou há muito tempo e a citava sempre relacionada ao pagamento, em dia de salários, direitos trabalhistas e benefícios aos funcionários de todas as empresas do Grupo Silvio Santos”, iniciou o diretor numa publicação nas suas redes sociais, na noite do último sábado (16).
“O momento que atravessamos hoje, não somente o SBT, mas o mercado em geral, é uma queda substancial, exigindo uma série de decisões que não gostaríamos de praticar. No caso do SBT, precisamos adequar folha, receitas, despesas e investimentos para continuarmos com fôlego e atravessarmos este período de estiagem de mercado. Não podemos parar agora o preparo de uma nova programação”.
E continuou: “O SBT vive do seu caixa. Sim, tivemos que tomar a pior das decisões que é de realizar demissões de quase 200 funcionários da Família SBT. Tomamos essa decisão com o coração partido, mas, enfrentaremos um período de muita luta e determinação.
“Vale lembrar que, milhares de funcionários de nossas afiliadas em todo o Brasil dependem de nossa programação também. Sempre ouvimos que EMPRESA TEM QUE SER FRIA, mas, como ser fria uma empresa que trabalha com emoção?”.
Como parte dos cortes, o SBT decidiu encerrar a exibição do telejornal SBT News, que ia ao ar nas madrugadas e em seu lugar passou a ser exibida a Sessão Madrugada, composta por série e o Notícias Impressionantes.
A decisão faz parte de uma nova reformulação no canal, que precisou demitir cerca de 200 funcionários para evitar um déficit financeiro no final do ano. Em nota, o SBT agradeceu aos colaboradores que contribuíram para a história da emissora.
Marcelo Casagrande, âncora do SBT News, se despediu emocionado dos colegas e do público durante a última edição do programa, agradecendo pela audiência e desejando saúde e paz ao Brasil. Outra baixa foi a jornalista Kallyna Sabino, apresentadora da previsão do tempo do telejornal SBT Brasil, ela foi dispensada pela emissora pela segunda vez em apenas nove meses.
“O SBT informa que está passando por uma revisão de seu modelo operacional com foco no desenvolvimento sustentável da emissora. O objetivo é ter processos mais ágeis e competitivos, enaltecendo o ecossistema de toda a empresa e os conectando às diretrizes e oportunidades de negócios lideradas pelo Grupo Silvio Santos. Neste sentido e diante de um cenário desafiador para todas empresas de mídia globalmente, diferentes medidas estão sendo tomadas. O SBT expressa sua profunda gratidão aos colaboradores que ajudaram a construir a história da emissora”.
Com informações do NaTelinha.