Ubisoft teria cancelado um Assassin's Creed por motivos políticos - Drops de Jogos

Ubisoft teria cancelado um Assassin’s Creed por motivos políticos

Assassin’s Creed que envolveria um assassino negro contra a KKK foi cancelado pela diretoria da Ubisoft para evitar “controvérsias”.

Assassin's Creed 2. Foto: Ubisoft/Divulgação

Enquanto a Ubisoft se preparava para lançar Assassin’s Creed Shadows, um próximo jogo da série já estava em desenvolvimento. Mas este game foi cancelado no ano passado, por medo das repercussões políticas que ele poderia ter.

A descoberta foi feita pelo site Game Fileque entrevistou cinco funcionários e ex-funcionários da Ubisoft, e todos eles confirmaram a história. De acordo com essas pessoas, este jogo estava no começo de seu ciclo de desenvolvimento e se passaria nos EUA da segunda metade do século XIX – período conhecido pela Guerra Civil e a chamada “Reconstrução” do país.

O protagonista do jogo seria um ex-escravo negro, que agora liberto teria entrado para a Ordem dos Assassinos e teria como principal objetivo combater os Templários que, neste período, estariam envolvidos com a criação da Ku Klux Klan.

De acordo com essas mesmas fontes, o jogo foi cancelado em meados de julho de 2024, a mando da diretoria geral da Ubisoft em Paris. Eles teriam apontado dois principais motivos para o cancelamento: o primeiro foi a reação negativa que uma parte mais preconceituosa dos fãs teve com o personagem Yasuke. Apenas dois meses antes (em maio de 2024), a Ubisoft tinha lançado o primeiro trailer oficial de Assassin’s Creed Shadows. Este trailer mostrava que o jogo teria dois jogadores: a ninja Naoe e o samurai Yasuke. Apesar de ser inspirado numa figura real e histórica do Japão, muita gente teve problemas em aceitar o conceito de um samurai negro. Assim, a diretoria não gostaria de passar pelo mesmo “problema” novamente (ter que lidar com o fato de existirem racistas na base de fãs do jogo).

O segundo motivo para o cancelamento seria o atual momento político do próprio Estados Unidos. Na época o país estava em época de eleição, e o clima político era visto como “tenso” pela diretoria da empresa – e anunciar um jogo que se passava justo na Guerra Civil poderia trazer repercussões ainda mais negativas de uma certa parte dos fãs. Vale lembrar que, desde então, Trump foi reeleito, está enviando tropas para tomar as ruas de cidades administradas por prefeitos que são adversários políticos dele e talvez o país nunca esteve tão próximo de iniciar uma segunda Guerra Civil.

As fontes ainda afirmam que, apesar de não ser estranho projetos de jogos da franquia Assassin’s Creed serem cancelados por não atenderem algumas expectativas da diretoria geral da empresa, os motivos claramente políticos para o cancelamento desde em específico causou estranheza para muitos desenvolvedores.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments