(Imagem: divulgação/Bethesda)
Parece que estamos cada vez mais próximos do aguardado “lançamento surpresa” do remake de The Elder Scrolls IV: Oblivion. E hoje (15) apareceram as primeiras imagens “oficiais” do jogo.
Uso “oficiais” entre aspas porque não foi uma divulgação oficial, mas um vazamento que ocorreu por usuários do Reddit, que encontraram essas imagens no site da Virtuos – empresa que muito provavelmente está desenvolvendo o jogo.
Aparentemente não foi um super ataque hacker nem nada do tipo: tudo indica que essas imagens foram descobertas apenas acessando o código-fonte do site da Virtuos.
Pra quem não manja muito dessa área, um site que não possui proteções específicas permite que as pessoas acessem pelo código-fonte qualquer imagem que seja feito o upload no banco de dados daquele site, mesmo que a página aonde aquela imagem foi inserida ainda não esteja publicada.
E provavelmente o que aconteceu foi: a Virtuos está desenvolvendo a nova página oficial do remake de The Elder Scrolls IV: Oblivion, e isso levou ao update dessas imagens ao servidor. E, como o site não tinha proteção contra esse tipo de bisbilhotagem, algum usuário atento descobriu pelo código fonte a existência desse material.
Claro, isso é só uma teoria, mas existe indícios de que isso foi o que realmente aconteceu. Pouco depois dessas imagens vazarem para o público, a Virtuos derrubou todo o site para acesso externo. Se você tentar entrar em qualquer página do site, irá dar de cara com uma tela de erro 403, dizendo que você não possui permissão para acessar aquele conteúdo.
Site da Virtuos continuava inacessível no momento da publicação (Imagem: captura de tela)
Meu palpite? A Virtuos está no momento desenvolvendo a página oficial do remake de The Elder Scrolls IV: Oblivion, e fazendo isso em um site que não tem proteção nenhuma contra bisbilhotagem pelo código-fonte. Quando descobriram que as primeiras imagens que foram upadas pro servidor vazaram, a empresa se viu num dilema: como continuar construindo o site de um jogo que oficialmente não existe, mas que todos os rumores indicam que será anunciado e lançado na semana que vem?
E essa foi a saída mais fácil: derruba o site pra todo e qualquer acesso externo enquanto tenta resolver essa questão e continuam construindo o site do jogo. E, como as redes sociais das Virtuos não são atualizadas há meses e parecem “abandonadas”, é fácil fazer esse tipo de jogada sem precisar explicar ao público porque o seu site está fora do ar.
Quanto as imagens, você pode ver todas elas lá no Reddit. Tem até comparação entre os gráficos do original e do remake, então todo esse material não poderia ser mais oficial.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.