A Pixel Art converteu-se em um estilo artístico charmoso e de grande atração para o público gamer em virtude de seu caráter saudososta e do primor das produções de 8 e 16 bits. O pixel é o menor elemento presente em um dispositivo eletrônico visual no qual se pode aplicar uma cor e sua combinação em cores variadas permite a criação de obras de grande impacto visual.
O carioca Raphael Dias, doutor em Computação Quântica e responsável pelo blog Produção de Jogos, elaborou e disponibilizou, há alguns meses, o ebook Pixel Art: Tudo que Você Precisa Saber para Começar. Trata-se de uma obra introdutória ao design para retrogames, com um bom número de informações gerais sobre o tema.
"O ebook de pixel art é mais um na extensa lista de materiais educativos gratuitos sobre desenvolvimento de jogos que estão no blog", explicou ao Drops de Jogos o profissional, indicando outras criações já lançadas na biblioteca online.
O livro oferece algumas dicas, como evitar o uso do recurso Anti-Aliasing, recurso que suaviza bordas de imagens, ou o uso de grid para facilitar o posicionamento dos pixels na criação da arte. Informações sobre o uso de sprites e animações com pixel arte também estão entre os macetes detalhados no livro.
O material também destaca programas pagos e gratuitos para produzir artes com pixels e opções para a aquisição de artes prontas para uso em games. As entrevistas com os artistas brasileiros Glauber Kotaki e Danilo Dias também podem ser inspiradoras para os interessados em ingressar no design de retrogames.
O leitor não deve esperar um compêndio definitivo sobre a arte em pixels ou uma metodologia para aprender a fazer trabalhos autorais, mas as dicas presentes no ebook devem servir para despertar a curiosidade e instigar os candidatos a designers de 8 bits a botarem a mão na massa.
O download gratuito do material, que exige apenas um email para contato, pode ser feito diretamente nesse link.
Paul solo
Jogatina de Natal
O autor do livro que inspirou o filme