O aperfeiçoamento dos profissionais ligados ao desenvolvimento de games é feito de aprendizado constante, muitas vezes por meio da tentativa e erro durante a produção.
Mas a leitura de publicações especializadas constitui outro importante campo de aprimoramento, por meio do qual é possível aprender com o conhecimento de outros feras na arte de produzir jogos e obter acesso exclusivo às dicas e modus operandi, algo que pode poupar tempo e recursos.
O Drops de Jogos apresenta abaixo sete obras que dissecam os fundamentos da criação de jogos digitais e estão disponíveis online para ler ou baixar. Embora alguns livros sejam mais antigos, a exemplo da obra de Crawford, não devem ser desprezadas as bases da produção de jogos, que valem ainda hoje.
Confira.
The Art of Computer Game Design – Chris Crawford Obra clássica do autor, que também foi criador de games para o VCS 2600 da Atari, o trabalho está entre os primeiros livros a estabelecer as bases do conceito de game design. Ainda hoje, fundamental! O ebook está disponível no servidor do ROHAN Academic Computing, da Universidade de San Diego.
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Trigger Happy – Videogames and the Entertainment Revolution O livro de Steven Poole sustenta que os videogames são a arte que irá superar os filmes como a forma mais popular e inovadora de entretenimento da atualidade. Embora o autor já tenha lançado a atualização da obra, em uma versão 2.0, o ebook continua disponível no Servidor público da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, desde 2004.
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Videogames of the Oppressed: Videogames as a Means for Critical Thinking and Debate – Gonzalo Frasca É possível projetar videogames que lidem com questões sociais e políticas? Poderiam os games ser usados como ferramenta para incentivar o pensamento crítico? Os videogames oferecem uma forma alternativa de compreensão da realidade? A tese de Mestrado de Gonzalo Frasca, um dos maiores pesquisadores em Ludologia da atualidade, tenta desvendar estes e outros questionamentos do pensamento moderno.
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How to Make Video Games – The Free ebook on game making O site Storm the Castle, uma espécie de manual online com tutoriais sobre tudo, disponibiliza essa obra, em linguagem bastante simples, que pode ajudar na compreensão das diversas etapas que envolvem o design de games.
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Beyond Fun: Serious Games and Media Livro de 2008 sobre estratégias para a aplicação de jogos, simulações e experiências interativas em contextos de aprendizagem, com artigos de Ian Bogost, Marc Prensky e outros grandes autores.
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An Introduction to Blender 2.59 Trata-se de um manual para as possibilidades de criação em 3D com a versão 2.59 do programa gratuito de modelagem digital Blender.
Com 24 capítulos e 388 páginas ilustradas, o manual descreve a interface gráfica do software e suas ferramentas para modelagem e animação de personagens e objetos. O arquivo está disponível através do site MediaFire
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Transmedia Storytelling: Imagery, Shapes and Techniques De caráter mais conceitual, o livro foca na criação e desenvolvimento de histórias neste novo e interativo ecossistema da transmídia.
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