A pós-pandemia pode ter trazido uma inesperada surpresa para o ascendente mercado de jogos digitais, com a diminuição das receitas entre as grandes empresas do setor, incluindo desenvolvedoras, publicadoras, fabricantes de consoles e apps para mobiles.
Segundo avaliação de especialistas, as mudanças nas normas de privacidade da Apple podem ser parcialmente responsáveis pelos prejuízos gerados ao setor, com diminuição de anunciantes e desaceleração nas mídias sociais, reverberando também sobre a comercialização dos jogos.
Como mostra reportagem da Folha de S, Paulo, “Luca Maestri, o vice-presidente de finanças da Apple, descreveu ‘alguma lentidão’ no segmento de jogos devido aos ‘ventos macroeconômicos adversos’, e ele antecipa que isso continue”. Para Philipp Schindler, vice-presidente de negócios do Google, o “declínio no engajamento dos usuários com os jogos” seria o grande responsável pelas vendas mais fracas na Play Store, afirma o texto.
Na mesma linha das observações de Maestri, da Apple, o presidente-executivo da Electronic Arts, Andrew Wilson, apontou para “alguma desaceleração no mercado mais amplo de jogos para celulares”.
O articulista do site GamesIndustry, Rob Fahey, avaliou que apesar do mercado de games continuar em alta, o ritmo não é mais o mesmo. “Além disso, uma das áreas em que a expansão é mais forte, a de games mobile, é historicamente subestimada por empresas tradicionais do setor e muitas vezes vista como de menor importância, apesar desse panorama estar mudando”, relatou, conforme reportagem de agosto desse ano.
Para Fahey, o fato de parte das empresas estarem apostando cada vez mais em microtransações e pacotes de expansão, faz com que uma parcela dos jogadores deixe de ver os games como uma opção mais em conta de entretenimento, perfazendo um novo impacto sobre o mercado e seus resultados financeiros.
“Entre abril e junho deste ano, a Nintendo registrou uma diminuição de 23% na venda de consoles e de 8,6% na de jogos em relação ao mesmo período do ano anterior. A Microsoft teve números só um pouco melhores, com queda na venda de hardwares de 11% e de 6% em softwares”, comunica reportagem da Folha.
No caso da Sony, “a venda de jogos para PS4 e PS5 caiu 26% em relação ao ano passado, resultando em uma queda de 2% da receita da área de games da empresa e redução das expectativas para o resto do ano”, informa o veículo.
Outros grandes players de mercado também sentiram as dificuldades do período. A Capcom apresentou queda de 50% das vendas, Square Enix amargou 15,5% de redução na receita e Take-Two, da série GTA, reportou retração de 28% nas vendas no primeiro trimestre desse ano fiscal, comparado aos resultados de 2021.
Por aqui, Tapps Games e Afterverse também promoveram, recentemente, cortes de pessoal em sua produção de jogos, o que traz nova onda de apreensões ao mercado e aos profissionais da área.
Imagem: Reprodução de Lemmings – Via Foundthisweek
Ver Comentários
I am Edwin Roberto and a construction engineer by profession. Earlier the year, i tried to purchase some machines overseas online because it was cheaper over there, I made the payment to a bitcoin wallet only to realize i have been conned of thousands of dollars. I mailed them tirelessly and no there was response from them. I filed a case with the police and they couldn't do nothing, I was really hurt because i need those machines to work for a client who has already paid 60% for the services to be rendered. I was lost as the banks couldn't lend me money. I was really hurt and confused until a read an article of how a lady was able to recover her BTC after a failed binary investment. I reached to the hacker and explained my situation. He assured me nothing to worry as there is still hope for me. I really don't know what he did but within days, I was able to recover every USDT i lost. Reach out to him for any cyber related fraud and you won't regret..
***cybergenieintercontinental@proton.me***
WA (+1-252-512-0391)