Tecnologia

CGIbr reúne especialistas para debater conectividade significativa

Drops de Jogos recebeu informações oficiais do Comitê Gestor da Internet no Brasil. CGI.br reúne especialistas para debater conectividade significativa no Brasil e lança estudo inédito sobre o tema.

Em linha com os mais atuais debates nacionais e internacionais sobre inclusão digital, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realiza, nos dias 16 e 17 de abril, em Brasília (DF), o seminário “Para além do acesso à Internet: como garantir a conectividade significativa”. O evento, que reunirá representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica, será marcado pelo lançamento do estudo inédito “Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil”. Conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o levantamento oferece uma análise detalhada das lacunas existentes no acesso, no uso e na apropriação da Internet no país. 

Interessados em participar presencialmente podem se inscrever de forma gratuita no site oficial do encontro. Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube

A partir do diagnóstico feito pelo estudo, o seminário discutirá propostas de ações para a promoção da conectividade significativa no território nacional. Iniciativa da Câmara de Universalização e Inclusão Digital do CGI.br, o seminário começa na terça-feira (16), às 9h. Iniciando com o lançamento do estudo feito pelo Cetic.br, o dia será recheado de discussões sobre barreiras para a conectividade significativa a partir dos recortes: dispositivos e ambientes de uso, qualidade da conexão e acessibilidade financeira.

Na quarta-feira (17), estão previstos os debates “Análises de raça, gênero e territorialidade na conectividade significativa” e “Conectividade significativa da Amazônia e de povos tradicionais”. Para conferir a programação completa, com os convidados confirmados, acesse: Link. 

Cadernos NIC.br

O levantamento “Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil” faz parte da série Cadernos NIC.br de Estudos Setoriais. Além de Graziela Castello, coordenadora da pesquisa, participaram da publicação Sonia Jorge e Onica N. Mkwakwa (Global Digital Inclusion Partnership), União Internacional de Telecomunicações (UIT) e Fernando Rojas (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas – CEPAL). 

Anote na agenda

Seminário “Para além do acesso à Internet: como garantir a conectividade significativa”

Data: 16 e 17 de abril

Horário: a partir das 9h

Local: Windsor Plaza Brasilia, SHS Qd 05 BI. H – CEP 70322-912

Inscrições gratuitas (participação presencial): https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/seminario-de-conectividade-signi/

Transmissão online: canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/user/NICbrvideos)

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completou 17 anos de atuação em 2022. Mais informações em Link. 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (Link), CERT.br (Link), Ceptro.br (Link), Cetic.br (Link), IX.br (Link) e Ceweb.br (Link), além de projetos como Internetsegura.br (Link) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (Link). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (Link). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.

Cabo de internet. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Brasil quer internet universal mas 29 milhões estão desconectados

85% dos lares brasileiros estão conectados, mas número é bem menor entre as classes D…

8 horas atrás

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos já começou

Relação pode ser consultada em página do mutirão na internet

13 horas atrás

Bandeira amarela começa hoje e conta de luz fica mais barata

Redução na cobrança extra ocorre após aumento do volume de chuvas

13 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!