O data analytics é o profissional conhecido também como analista de dados. Seu trabalho consiste em coletar, interpretar e organizar dados estatísticos dentro e fora de grandes empresas. As ferramentas necessárias envolvem o uso de softwares preparados para o ofício. Isso significa que uma das exigências para o setor é o de obter conhecimento teórico e técnico em tecnologia. Por isso, a recomendação consiste em procurar por um bom curso de data analytics.
Por meio dos estudos, o futuro profissional que está em um curso de data analytics, consegue adquirir as capacidades exigidas pelo mercado. Afinal, embora seja uma das profissões que está em alta no mercado digital, o tema não é exatamente uma novidade. Isso faz com que muitos conceitos a respeito da análise de dados tenham se acumulado nos últimos anos. Aprender tudo sozinho é uma tarefa praticamente impossível.
Como mencionado, a quantidade de conteúdos já disponibilizados é grande e faz com que o curso de data analytics coloque o estudante em contato com vários temas e vertentes dentro do mesmo assunto. A capacitação ocorre de maneira abrangente e abre diversos caminhos profissionais para a pessoa.
Não é à toa que o analista de dados está entre os profissionais com maior chance de crescimento na carreira. Ainda que a demanda de mão de obra especializada seja grande, ela deve aumentar ainda mais. O desafio está em encontrar os melhores e mais bem preparados especialistas no assunto. Por isso, quem começou a se aprofundar em data analytics agora deverá conquistar as melhores posições dentro do mercado.
Caso o tema ainda esteja um tanto nebuloso na sua mente, vale a pena entender melhor qual é a função de um analista de dados, ou data analytics.
Em primeiro lugar, entenda que o grande objetivo de qualquer negócio é crescer e se tornar sustentável. Isso significa que os empresários sempre buscam expandir a empresa ao mesmo tempo que desejam consolidá-la de vez no mercado. Para isso, nada melhor do que entender as demandas do público e do próprio segmento de atuação.
Diversos dados são coletados junto aos clientes e inúmeras informações mercadológicas também ficam armazenadas. Esse trabalho é feito, hoje, de maneira praticamente 100% digital. A internet é uma “mão na roda” neste sentido, já que permite atingir o público-alvo e arrancar dados dele por meio de anúncios e de comportamentos na navegação.
Todas essas informações são coletadas e armazenadas pelo data analytics, por exemplo. Porém, a principal missão do profissional é justamente a de analisar todos esses dados e propor soluções para que a empresa atinja seus objetivos. Dessa maneira, pode-se dizer que após se formar em um curso de data analytics, o especialista se tornará peça chave dentro de qualquer companhia, uma vez que ele definirá os rumos para o sucesso daquele negócio.