Conheça nove carreiras para quem é apaixonado pelo universo gamer - Drops de Jogos

Conheça nove carreiras para quem é apaixonado pelo universo gamer

São profissões que muitos fãs de videogames gostariam de seguir

Conheça nove carreiras para quem é apaixonado pelo universo gamer. Foto: Freepik

Não é segredo para ninguém que jogos de videogames se tornaram um dos passatempos mais buscados por quem precisava de algum “escape” de distração e fuga do distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus.

Uma forma muito eficiente e segura de se divertir é exatamente jogando em casa, sozinho ou até se socializando online com os amigos e outros jogadores. E é claro que isso se refletiria na popularidade dos games.

De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2021, que busca investigar os perfis dos consumidores de jogos eletrônicos no país, cerca de 76% dos gamers brasileiros jogaram mais durante o período de isolamento social.

Consequentemente, isso também teve reflexos nos negócios. Mesmo antes da pandemia, o multi-bilionário mercado de jogos digitais já estava em clara expansão. Ainda assim, o último ano também foi um período de crescimento dessa indústria. O setor aumentou o faturamento em 20%, chegando ao valor de 165,9 bilhões de dólares movimentados em todo o mundo.

Com tanto dinheiro envolvido, e mexendo com fãs muito dedicados, é claro que videogames não vão atrair apenas gamers para se divertir e passar tempo. Muita gente vê o potencial na área para construir uma profissão e começar uma carreira na área dos jogos eletrônicos.

E as possibilidades são muitas! Por isso, listamos nove carreiras que todo gamer vai gostar e considerar seguir no futuro! Confira as opções!

Designer de Games

Essa é a carreira para aqueles mais criativos, que gostam de desenhar e são apaixonados por gráficos nas mais altas resoluções. Ele é o responsável por dar a cara aos personagens e aos cenários onde as fases de um jogo acontecem.

Animador

Como jogos de videogame não são histórias em quadrinhos estáticas, os personagens e cenários criados pelos designers precisam de animação. Aí é que entram os animadores de imagem, que dão o movimento, a melhora gráfica e a dinâmica que os jogos precisam e que os gamers tanto exigem.

Programador

Saber os conceitos da programação pode fazer com que você possa trabalhar dando vida aos jogos eletrônicos. Os códigos criados por eles nas linguagens de programação serão lidos pelos sistemas do videogame ou computador, que vão reproduzir todas as informações e transformar aqueles códigos em imagens, vídeos e jogos.

Desenvolvedor

O desenvolvedor também é o responsável pela codificação dos recursos do jogo, e vai supervisionar a equipe de programação para produzir as fases. Há ainda o desenvolvedor mobile, que foca a sua atuação na produção de jogos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O setor mobile está em alta, já que mais de 40% dos jogadores ouvidos pela Pesquisa Gamer Brasil 2021 disseram jogar nesses aparelhos todos os dias da semana.

Roteirista

Todos os jogos mais famosos do mundo seguem uma história e uma sequência de evolução. Por trás das fases e dos personagens, há um roteirista que elaborou toda a cronologia e os detalhes da história que os jogadores devem seguir enquanto avançam de fase.

Ainda não há tanto espaço para essa carreira em criação de games, mas o desenvolvimento dos roteiristas no Brasil é um dos meios de aumentar a produção de jogos nacionais.

Tradutor e Intérprete

As grandes produtoras de jogos estão traduzindo jogos para idiomas falados em diversos países no mundo. No Brasil, muitos jogos chegam dublados nas lojas, depois do trabalho do intérprete colocar o áudio em português. O tradutor é quem coloca os menus e as instruções dos jogos no idioma nativo.

Profissional de Marketing

Aqui são diversas formas de atuação, mas todas focadas em um objetivo em comum: expandir a marca do jogo para cada vez mais consumidores. Há os gerentes e diretores de marketing, que são os responsáveis por liderar as campanhas de publicidade para os gamers.

Há também os analistas de marketing, que são responsáveis por realizar as pesquisas de mercado e entender o que o público busca jogar.

Jornalista de Games

A mídia está por dentro de todo o universo gamer, e cada vez mais os jogos estão em evidência nos maiores canais esportivos na televisão e na internet e, claro, em portais como o Drop de Jogos.

Por isso, jornalistas especializados em games são fundamentais para a cobertura de torneios, eventos, lançamentos e notícias do dia a dia dos games.

Gamer profissional

Provavelmente, esse é o sonho de todo apaixonado por videogame. Ganhar dinheiro jogando torneios e com patrocínios é o objetivo mais comum de todo gamer que quer deixar de jogar como amador e se tornar um gamer profissional e entrar nas equipes mais importantes do Brasil.

Para seguir essa e as outras carreiras da lista, é preciso muita dedicação, habilidade e paixão pelos jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments