Passo a passo: saiba como remover vírus do celular

Entenda mais

Smartphone e notebook. Foto: Wikimedia Commons

Não é novidade que o smartphone hoje é mais usado para acessar a internet do que computadores ou notebooks. Isso faz com que a ameaça de vírus no smartphone também aumente consideravelmente. Por isso, aprender como remover vírus do celular é essencial.

Antes de começarmos, vale a pena desmistificar alguns conceitos sobre vírus nos smartphones. A primeira coisa a se considerar é que o vírus não vai aparecer na sua tela de maneira óbvia.

Ou seja, nem sempre dá pra saber se o seu smartphone está com vírus tão facilmente.

Por outro lado, existem sim alguns sinais de que seu smartphone foi hackeado e você precisa aprender como tirar vírus do seu celular.

A seguir, você vai conhecer os tipos de vírus mais comuns nos smartphones e como eles afetam o seu aparelho. Depois, vou indicar alguns dos melhores antivírus para celular que pode instalar.

Por fim, mostraremos um passo a passo completo de como você pode executar uma análise de segurança do seu aparelho e o que fazer para remover virus do celular. Confira abaixo!

Quais são os tipos de vírus mais comuns para smartphone?

Boa parte dos smartphones são infectados por vírus por meio de aplicativos falsos. Embora tanto a Google Play quanto a App Store apliquem filtros para permitir apenas aplicativos seguros em suas lojas, é possível que alguns apps não sejam pegos.

Além disso, aplicativos baixados fora das lojas de apps oficiais têm boa chance de vir com código malicioso. Normalmente, esses aplicativos acessam informações pessoais do seu smartphone.

Essas informações podem ser usadas para criação de registros em seu nome ou até mesmo sequestradas e bloqueadas, com o hacker exigindo um pagamento para devolver o que é seu. Esse tipo de crime virtual é chamado de ransomware.

Outro tipo comum de vírus que afeta smartphones busca usar sua conexão e a performance do seu celular para executar operações em segredo, como a mineração de bitcoins.

Como notar que o seu smartphone está com vírus?

Antes mesmo de instalar um app antivírus, existem alguns sinais que pode perceber e detectar algo de errado com o seu aparelho.

O primeiro deles é não conseguir fazer login em redes sociais ou até mesmo em aplicativos de banco, mesmo usando as senhas corretas. Se por algum motivo você não consegue mais acessar estes cadastros, pode ser que seu acesso tenha sido sequestrado.

O mesmo pode acontecer caso seja notificado de assinatura de serviços que não contratou. Por exemplo, assinaturas de TV a cabo e até mesmo de internet fixa são alguns dos usos que cibercriminosos fazem de dados roubados.

Outro sinal que pode indicar vírus no smartphone é um decréscimo significativo da qualidade da sua conexão e até mesmo na performance e bateria do seu smartphone.

Tem notado recentemente que sua bateria está drenando muito rápido, mesmo que não esteja fazendo muita coisa no celular? Ou ele se tornou consideravelmente mais lento nos últimos dias?

Pode ser que um vírus alocado esteja fazendo operações em segredo, tornando o seu uso impossível.

Melhores antivírus para smartphones

Para começar o processo de limpar seu smartphone destes programas maliciosos, confira algumas sugestões de antivírus abaixo.

1. Kaspersky

Um dos antivírus mais tradicionais no mercado de computadores, o Kaspersky também conta com aplicativos para Android. Além de rastrear vírus no seu aparelho, ele também conta com ferramentas para erradicá-los e é capaz de detectar ameaças à segurança do smartphone.

No aplicativo para Android, ele é capaz de bloquear apps, sites e arquivos suspeitos. Também é possível controlar o tipo de acesso a aplicativos específicos instalados no seu celular.

Um dos destaques do app da Kaspersky é o uso da tecnologia machine learning, que é capaz de aprimorar suas capacidades defensivas à medida que usa o seu smartphone.

2. BitDefender

Disponível no Android e iPhone, o BitDefender é uma solução completa de antivírus tanto nos computadores quanto nos celulares e tablets.

Com ele, você pode fazer uma varredura no seu smartphone em busca de vírus instalados, com a oportunidade de acabar com eles quando isso acontecer. Além disso, ele é capaz de detectar quando acessa sites ou baixe apps que podem conter conteúdo malicioso.

Vale mencionar o VPN – que protege sua localização ao acessar serviços na internet – e a possibilidade de localizar, bloquear e formatar o aparelho remotamente em caso de roubo.

Como remover vírus do celular?

Independente do antivírus que escolher, o processo para saber como remover vírus do celular é o mesmo. Primeiro, abra o aplicativo e em seguida execute os passos:

  • Busque pela opção Rastrear ou Scan, que são os nomes mais comuns para a varredura.
  • Aguarde a verificação. Após a análise, o aplicativo irá mostrar todas as ameaças que existem em seu smartphone.
  • Escolha uma delas. Em seguida, o aplicativo irá sugerir removê-la ou colocar o app em quarentena, no qual ele ficará desativado para verificar se ele é de fato um vírus ou não.
  • Repita o passo anterior com todas as ameaças que encontrar. Ao fim, você terá removido todos os programas maliciosos do seu celular!

Antes de fechar o aplicativo, lembre-se também de ativar a proteção em tempo real. Dessa maneira, toda vez que um site, link em mensagens de texto ou aplicativo for instalado, o antivírus irá rastreá-lo automaticamente e avisar se for uma ameaça.

Está com problemas de vírus no celular? Já costuma usar antivírus para protegê-lo? Comente abaixo!

Com colaboração do especialista em segurança de sistemas Denilson Marcos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.