Shuhei Yoshida, uma das mais importantes personalidades ligadas à marca PlayStation, hoje à frente da área de relacionamento com os estúdios e editoras independentes, comentou que Final Fantasy e Dragon Quest salvaram a PlayStation.
Yoshida contou, durante a BIG Conference em Bilbao, na Espanha, que o console vinha enfrentando imensos problemas para crescer, especialmente naquele período, em que a indústria era dominada pelas rivais Sega e Nintendo.
As desenvolvedoras apresentaram reservas para trabalhar com a Sony, e isso forçou a empresa a procurar a Squaresoft, para tratar de Final Fantasy, e a Enix, sobre Dragon Quest, tentando convencer ambas a lançarem os jogos da série para o PlayStation.
“Estes dois RPGs são a maior propriedade intelectual no Japão [e] ambas se comprometeram a trazer os seus novos jogos para a PlayStation”, afirmou Yoshida, relatando as dificuldades nas conversações da época.
“Isso mudou por completo a nossa sorte,” acrescentou o profissional. “Finalmente tivemos os jogos necessários para tornar o PlayStation num sucesso”, declarou.
Ainda hoje a série Final Fantasy continua associada à marca PlayStation, em razão do sucesso jogos lançados nos equipamentos da Sony.
A partir de Final Fantasy 13, lançado em 2009, a série se tornou multiplataformas, mas permanece fortemente associada à Sony e seus consoles.
Fonte: Eurogamer
Imagem: Link Cable Gaming
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá