Notícias

Confirmado: além de pop, o papa também é gamer

Além de ser o primeiro papa nascido nos EUA, Robert Prevost pode ter quebrado mais um “tabu” histórico para o cargo: ser também o primeiro papa “gamer”.

Na última quinta (8) o canal NBC5 Chicago entrevistou John Prevost, irmão do cardeal que foi escolhido como papa e assumiu o nome de Leão XIV. Na entrevista ele contou um pouco sobre como o irmão dele era na vida fora do sacerdócio, alguns hobbies que ele tinha, essas coisas. E esta entrevista nos mostrou uma coisa curiosa: a de que o novo papa é um “gamer”.

Segundo John, o irmão dele era um jogador assíduo de Wordle e Words With Friends – e inclusive jogou ambos logo antes de pegar o avião que iria levá-lo para o conclave.

Para quem não conhece, Wordle é um jogo de browser que atualmente pertence ao The New York Times, e consiste em tentar descobrir uma palavra secreta (que muda a cada dia) em um número específico de tentativas. Já Words With Friends é um app de jogos de palavras baseado em Scrabble, um clássico jogo de tabuleiro muito famoso nos EUA.

Claro, o papa não é o tipo de gamer que vai transmitir speedruns de Doom ou ficar na fila para garantir uma cópia adiantada de GTA VI, mas só o fato de termos a confirmação de que ele joga qualquer tipo de jogo eletrônico já é algo interessante. E aqui no Drops a gente não faz distinção: se você joga qualquer tipo de jogo eletrônico, você é um “gamer de verdade”.

Esta informação também significa que o novo papa está entre os 44% de homens Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) dos EUA que jogam videogames, e entre os 15% de pessoas com mais de 55 anos nascidas nos EUA que jogam Wordle.

E por que isso é importante? Na real, nem deve ser tanto assim. Mas é curioso termos alguma manchete envolvendo as palavras “papa” e “videogames” que não seja negativa. Até porque, sempre que um papa resolveu falar diretamente desta mídia, era para alertar as pessoas dos possíveis riscos que ela traz.

Em 2016, o Papa Francisco alertou os jovens sobre “passar o tempo todo num sofá que nos promete horas de conforto e escape no mundo dos videogames e passar a vida toda olhando para diferentes tipos de telas”. Já em 2007, o papa Benedito XVI foi mais direto em acusar os videogames de “exaltar a violência, trivializar a sexualidade humana e mostrar comportamentos anti-sociais em nome do entretenimento”.

O fato do novo papa jogar seus joguinhos significa que a posição da Igreja Católica vai mudar? Não necessariamente. Mas pelo menos é uma lembrança de como as coisas vão mudando a cada nova geração de dinossauros escolhidos para comandar uma instituição milenária que já dominou o mundo mas que se torna menos influente a cada dia.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Rafael Silva

Rafael Silva é jornalista formado desde 2017. Cresceu lendo revistinhas de videogame, entrou numa "nóia" quando percebeu que o “jornagames” ainda era feito para adolescentes que só tinham interesse de discutir qual console era melhor, e agora está numa missão de vingança para resolver isso com as próprias mãos.

Posts Recentes

Galaxy Book6 oferece desempenho avançado e produtividade com AI em um novo design elegante

Com processadores Intel Core Ultra Série 3 baseados na arquitetura Intel 18A, bateria de longa…

2 horas atrás

Dólar cai e fecha em R$ 5,40

Câmbio

3 horas atrás

PUBG MOBILE: Confira as atualizações da Versão 4.2

Explore o Santuário Árboreo cheio de vida, batalhe contra a Flor Corruptora e alia-se a…

4 horas atrás

Explore o mundo de CODE VEIN II com um novo trailer e o anúncio da demo do sistema de criação de personagens

Demonstração permite criar até 64 personagens e transferí-los para a versão final do jogo

4 horas atrás

Eu li o livro vermelho do ministro Guilherme Boulos. Por Pedro Zambarda

Um livro importante para pensar futuro, tecnologia e, sim, política

4 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!