"As técnicas de gamificação se esforçam para alavancar desejos naturais das pessoas para a socialização, o aprendizado, o domínio, a concorrência, realização, status, autoexpressão, o altruísmo, ou encerramento. Estratégias de gamificação primeiro usam recompensas para jogadores que realizam tarefas desejadas ou a concorrência para contratar jogadores", frisa o autor sobre o funcionamento desta lógica dentro do ramo empresarial. Von Gal cita a Khan Academy, que dá aulas na internet, como um exemplo deste modelo com estudantes.
O documento conclui que este formato tende a se expandir em práticas empresariais e cotidianas justamente pelo avanço da tecnologia em países pobres, como uma ferramenta de emancipação. "Gamificação é apenas um termo para transformar atividades diárias, os desafios e as coisas normais em uma forma um pouco mais divertida envolvendo as pessoas para fazer a mesma coisa de uma forma diferente".
Ficou com curiosidade? Leia abaixo o material da associação brasileira.
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…