Categories: Cultura

ACIGAMES divulga documento discutindo se gamificação é uma tendência

"As técnicas de gamificação se esforçam para alavancar desejos naturais das pessoas para a socialização, o aprendizado, o domínio, a concorrência, realização, status, autoexpressão, o altruísmo, ou encerramento. Estratégias de gamificação primeiro usam recompensas para jogadores que realizam tarefas desejadas ou a concorrência para contratar jogadores", frisa o autor sobre o funcionamento desta lógica dentro do ramo empresarial. Von Gal cita a Khan Academy, que dá aulas na internet, como um exemplo deste modelo com estudantes.

O documento conclui que este formato tende a se expandir em práticas empresariais e cotidianas justamente pelo avanço da tecnologia em países pobres, como uma ferramenta de emancipação. "Gamificação é apenas um termo para transformar atividades diárias, os desafios e as coisas normais em uma forma um pouco mais divertida envolvendo as pessoas para fazer a mesma coisa de uma forma diferente".

Ficou com curiosidade? Leia abaixo o material da associação brasileira.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!