O termo Jogos Locativos pode passar aos destentos a falsa impressão de jogos que podem ser alugados na locadora, mas trata da ideia de games que se utilizam da geolocalização, recurso que permite integrar a interação dos games com espaços reais. Os processos para criação de games do gênero são explicados no livro de Luiz Adolfo Andrade, professor na Universidade do Estado da Bahia, lançado na forma de ebook gratuito.
Didático, o livro detalha aspectos da criação de projetos envolvendo a tecnologia, apresenta um breve histórico dos jogos locativos, que tiveram início em 2000, com o Projeto Geocaching, e tece considerações sobre o uso dos recursos geoespaciais nos games, traçando paralelos entre os jogos locativos e os games de consoles, entre outras informações.
"O uso efetivo das mídias locativas nas configurações de jogos tende a renovar o mercado de jogos digitais, especialmente os jogados em consoles portáteis e nos gêneros em que o espaço urbano serve de base das ações, como ARG e os jogos pervasivos", informa o autor, apresentando definições que podem auxiliar desenvolvedores e interessados no tema.
O ebook gratuito, produzido em parceria com o Lab404 e a editora Edufba, pode ser baixado diretamente do Repositório Institucional da UFBA.
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…