Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
A secretária do Audiovisual do ministério da Cultura do governo Lula, Joelma Oliveira Gonzaga, concedeu uma entrevista EXCLUSIVA ao Drops de Jogos falando pela primeira vez sobre a coordenação de Games, Animação e Novas Tecnologias que existe dentro da gestão federal. Com formação sólida no audiovisual, ela esteve pela primeira vez no BIG Festival neste ano.
Joelma nasceu em Salvador e estudou Artes, com foco em Cinema e Audiovisual. Tem carreira como produtora executiva e criativa, com filmes premiados e exibidos nos principais festivais do mundo, como Cannes, Locarno e Festival do Rio.
Nos últimos quatro anos, trabalhou como gestora executiva em projetos audiovisuais da produtora Maria Farinha Filmes, do Laboratório Fantasma e da Esquina Filmes, liderando equipes da etapa inicial até a finalização das produções. Na Aruac Filmes, atuou como coordenadora de produção e pós-produção.
A cantora Margareth Menezes conheceu Joelma Gonzaga em 2000 em uma locadora de vídeo na capital da Bahia. Joelma era atendente do estabelecimento e agora se reaproximou de Margareth, mais de 20 anos depois, como secretária do Audiovisual no Ministério da Cultura de Lula (SAv-MinC).
Com o anúncio dos games no decreto que regularizou o fomento da Lei Paulo Gustavo, assinado por Lula, em cerca de R$ 4 bilhões, o DJ buscou a secretária desde o anúncio para ter mais esclarecimentos sobre esses incentivos.
A secretária deu importantes esclarecimentos.
Drops de Jogos: Joelma, tudo bem? Vimos, após o decreto assinado pelo presidente Lula colocando games dentro do audiovisual na Lei Paulo Gustavo, as verbas de 18 milhões de reais para jogos em São Paulo e 13 mi para o Rio de Janeiro. O Minc e a secretaria do Audiovisual têm previsão de aprovação de mais investimentos em videogames?
Joelma Gonzaga: Estamos focados no estímulo ao desenvolvimento do setor de jogos. A criação de uma coordenação de Games, Animação e Novas Tecnologias na Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) sinaliza nosso olhar e interesse na área. Além das reuniões que fizemos recentemente com a ABRAGAMES e associações regionais para tratar sobre o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, estivemos presentes no Inova Summit, no BIG festival e atuaremos também na Gamescom 2023.
Neste momento, estamos finalizando o planejamento estratégico da SAv para a área de jogos. Esse processo tem passado pela escuta ativa das demandas do setor. Acreditamos que seja um caminho para que ações e investimentos futuros tenham continuidade.
DJ: Qual é o critério de aprovação desses editais para jogos? É possível detalhar os critérios de funcionamento deles?
JG: Os recursos destinados à Lei Paulo Gustavo serão executados de forma descentralizada, por meio de transferências da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Para investir parte desse montante, que totaliza R$ 2,797 bilhões, os entes federados deverão desenvolver ações emergenciais a partir da publicação de editais, chamamentos públicos, prêmios ou seleções simplificadas.
Caberá a elas a gestão desses recursos, bem como a definição dos critérios de aprovação dos projetos. É importante que as entidades de representação do setor dialoguem com os governos locais a fim de um melhor entendimento e acompanhamento das ações específicas para games em cada região.
DJ: A Secretaria do Audiovisual e o Ministério da Cultura estão destinando bilhões para a cultura e incluíram games. Há outros projetos da pasta para jogos digitais?
JG: Há outros projetos sendo gestados, e estamos ouvindo o setor para que, muito em breve, possamos anunciar as nossas próximas ações, que devem envolver formação, fomento e distribuição.
DJ: Haverá um núcleo dedicado a games dentro da secretaria? Como ele deve funcionar?
JG: Hoje existe uma coordenação de Games, Animação e Novas Tecnologias, ligada à Diretoria de Formação e Inovação da SAv/MinC. Ela permite que tenhamos mais proximidade e uma melhor interlocução entre o governo federal e o setor.
A coordenação deve propor iniciativas para um desenvolvimento consistente e longevo da área, além de estabelecer amplo diálogo com os profissionais, com a indústria criativa e avaliar o que já foi investido em fomento.
Com esse cruzamento de informações, pretendemos propor ações que contemplem demandas específicas.
DJ: O meu estado ainda não tem editais em audiovisual e nem para games. Como as pessoas devem proceder, secretária?
JG: Uma sugestão é que a entidade de representação do setor no estado busque interlocução com representantes do governo. À medida que a produção regional aumenta, evidencia-se uma demanda específica, que pode reverberar ações futuras, como editais focados na área de games ou aumento na destinação de recursos.
Hoje, o decreto que regula a Lei Paulo Gustavo inclui a produção de games na categoria de apoio à produção audiovisual. Isso representa uma enorme conquista. Ao mesmo tempo, uma produção consistente e constante também pode motivar os estados a reservar valores para a produção de jogos dentro da verba do audiovisual, como já ocorre em algumas regiões.
DJ: Você participou pela primeira vez do BIG Festival neste ano. Como foi a experiência?
JG: Foi uma experiência incrível. Foi um momento importante para reforçar que estamos 100% comprometidos com o setor de games. Participamos do grupo de trabalho que discute políticas públicas e o fortalecimento da indústria brasileira nesse segmento.
Nos reunimos com representantes do setor, acompanhamos palestras e mesas de debate, entre elas as que apresentaram ações locais já realizadas e os seus respectivos resultados.
Pudemos observar e experimentar alguns jogos que estavam concorrendo e também ouvir as motivações dos desenvolvedores para produzi-los. Deixamos claro que seguiremos estreitando nossas relações nessa área.
Transparência do autor do texto: Além de editor-chefe do Drops de Jogos, sou cofundador da Rede Progressista de Games, a RPG, da cartilha Lula Play. Conversamos com a secretária em uma reunião do Ministério da Cultura meses antes. A RPG também teve uma reunião oficial no Ministério da Indústria de Geraldo Alckmin, além do MinC.
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