O projeto, produzido pelo TecZelt, integra os 12 trabalhos premiados pelo Nexso, concurso criado para identificar e premiar as startups mais inovadoras da América Latina e do Caribe no mercado de economia criativa.
Este ano, o BID reuniu mais de 500 startups no DemandSolutions 2016, evento realizado em Washington, que consagrou a ferramenta concebida pela educadora Carla Zeltzer, sócia da empresa que agora lança a ferramenta também em Espanhol e Inglês.
“O FazGame – o game para criar games educacionais – é uma ferramenta de autoria que possibilita professores e alunos – sem conhecimento de programação ou design – crirem games disparadores de aprendizagem”, informou a professora Carla, em aula proferida na USP, em 2014. “Os jogos são publicados e podem ser acessados de qualquer lugar através da internet”, explicou.
Para Carla, os jogos são uma excelente porta de entrada nas escolas para o “desenvolvimento da criatividade e habilidades como planejamento, trabalho em equipe, solução de problemas e outras competências essenciais para os nossos tempos”. “Quando a criança ou jovem entra em contato com a criação de um ‘objeto digital’, ela se aproxima também das oportunidades reais de criação dos nossos tempos – ampliando seus horizontes de realização atual e futura", destacou a profissional.
O sistema, que contou com recursos de fomento à inovação da FINEP e FAPERJ, já foi aplicado em mais de 150 escolas no Brasil, e cerca de 12 mil alunos do ensino público e privado, com mais de 500 games publicados na plataforma. Outros quatro projetos brasileiros também foram premiados na edição 2016 do Nexso.
Mais detalhes, com informações do governador
Dá para jogar no navegador
Gostos musicais
Entenda melhor