A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui o esporte eletrônico como uma das modalidades da Lei Geral do Esporte em outubro de 2023. O advogado Nicholas Bocchi, representante da Academia Nacional de Direito Esportivo (ANDD) e integrante da Rede Progressista de Games (RPG) enviou uma nota sobre o assunto ao Drops de Jogos.
A proposta aprovada teve origem na reunião do dia 15 de agosto de 2023, onde estive representando a Academia Nacional de Direito Desportivo.
A reunião foi muito mais produtiva que apenas discutir se esporte eletrônico é esporte, mas foi consenso que o primeiro passo é trazer segurança jurídica ao setor, que é a finalidade dessa proposta: garantir a aplicação da legislação esportiva nas relações que permeiam o esporte eletrônico.
Não se trata de vaidade dizer que esporte eletrônico é esporte. A legislação esportiva, hoje, é a mais preparada para trazer segurança jurídica e justiça social ao mercado dos esports.
Mas ainda há muito que discutir: regulação de formas de organização esportiva que fogem do modelo federativo tradicional; segurança durante os jogos competitivos, especialmente de menores de idade; representação inadequada, desigual e estereotipada de mulheres e de pessoas pretas e pardas nos jogos e nas competições. Além da importantíssima questão de integridade esportiva e jogo justo no esporte eletrônico.
1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda
2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo
Drops de Jogos resenha a demo do jogo indie brasileiro Sonho Trapstar
Drops joga e resenha o belo indie Ori and the Blind Forest
Drops joga o grande Metal Gear Solid V Ground Zeroes e resenha
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.