"Trazer segurança jurídica ao setor", diz advogado sobre comissão que inclui games na Lei Geral do Esporte - Drops de Jogos

“Trazer segurança jurídica ao setor”, diz advogado sobre comissão que inclui games na Lei Geral do Esporte

“Não se trata de vaidade dizer que esporte eletrônico é esporte”

Nicholas Bocchi. Foto: Reprodução/YouTube/Drops de Jogos

Nicholas Bocchi. Foto: Reprodução/YouTube/Drops de Jogos

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui o esporte eletrônico como uma das modalidades da Lei Geral do Esporte em outubro de 2023. O advogado Nicholas Bocchi, representante da Academia Nacional de Direito Esportivo (ANDD) e integrante da Rede Progressista de Games (RPG) enviou uma nota sobre o assunto ao Drops de Jogos.

A proposta aprovada teve origem na reunião do dia 15 de agosto de 2023, onde estive representando a Academia Nacional de Direito Desportivo.

A reunião foi muito mais produtiva que apenas discutir se esporte eletrônico é esporte, mas foi consenso que o primeiro passo é trazer segurança jurídica ao setor, que é a finalidade dessa proposta: garantir a aplicação da legislação esportiva nas relações que permeiam o esporte eletrônico.

Não se trata de vaidade dizer que esporte eletrônico é esporte. A legislação esportiva, hoje, é a mais preparada para trazer segurança jurídica e justiça social ao mercado dos esports.

Mas ainda há muito que discutir: regulação de formas de organização esportiva que fogem do modelo federativo tradicional; segurança durante os jogos competitivos, especialmente de menores de idade; representação inadequada, desigual e estereotipada de mulheres e de pessoas pretas e pardas nos jogos e nas competições. Além da importantíssima questão de integridade esportiva e jogo justo no esporte eletrônico.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Nicholas Bocchi. Foto: Reprodução/YouTube/Drops de Jogos

Nicholas Bocchi. Foto: Reprodução/YouTube/Drops de Jogos

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments