Playstation 4, Xbox One ou Wii U? Nintendo 3DS ou Ps Vita? O assunto é tão atual que mal lembramos que a guerra de consoles teve seu início nos anos 90. Após o crash dos videogames em 1983 e o renascimento do mercado pelas mãos da Nintendo e do NES (nosso querido Nintendinho), a Sega entra no mercado com o seu novo console, o Genesis (conhecido no Brasil, Europa e Japão como Mega Drive) dando início ao mais célebre duelo de consoles.
Console Wars, livro de 2014, narra a história de Tom Kalinske, nomeado presidente da Sega pouco depois do lançamento do novo console, seguindo a trajetória do executivo em suas decisões de negócios para elevar o Genesis a líder de mercado e finalmente nocautear a Nintendo. É uma história cheia de surpresas, revelada por conversas realizadas nos bastidores da história dos videogames.
Mas nem só de Sega e seu presidente vive o livro. Há vários momentos em que a atenção passa para os executivos da Nintendo ou visões paralelas, mesclando explicações do autor com as conversas dos protagonistas.
O livro oferece respostas para diversas perguntas que permeiam a curiosidade dos jogadores mais antenados como a criação de Sonic, um dos grandes ícones da cultura de games, os primórdios das duas grandes empresas Nintendo e Sega, como o Genesis/Mega Drive explodiu em vendas no USA ameaçando o reinado da Nintendo e, mais tarde, como a Sega se preparou para o lançamento do rival Super Nintendo.
São temas sempre presentes quando se fala desse período e a obra de Blake J. Harris apresenta muitas histórias com riqueza de detalhes. Questões como o surgimento do Blast Processing, tecnologia que a Sega insistia em publicar como o diferencial do seu console, como se deu a criação do Donkey Kong Country, as negociações da Sony com a Nintendo e a Sega para o lançamento de um Drive de CD e como surgiu o PlayStation, abordam outros dados relevantes da história de rivalidades entre as fabricantes de consoles de games, complementando o entendimento do período de forma transversal.
Até mesmo explicações de bastidores sobre o motivo para o filme Super Mario Bros ter saído tão avacalhado são apresentadas no livro, que alterna dados técnicos com passagens reveladoras. Segundo Harris, um filme sobre o conteúdo do livro já estaria em produção. Talvez essa seja a melhor opção para parte do público interessada no tema da obra. O livro possui 584 páginas com algumas passagens maçantes, o que pode tornar a leitura tediosa. Que o leitor não se prive dele por esse motivo, pois o livro é emocionante durante a revelação de segredos, e há muitos deles nessas páginas.
Console Wars é detalhado como nenhum outro sobre o assunto. Leitura obrigatória para qualquer estudioso dos videogames e um deleite a mais para os que gostam de saber tudo sobre essa indústria.
Retro Gamer de coração, passou alguns de seus melhores momentos na frente de um Mega Drive e um Snes e é colaborador do Drops de jogos. É também game designer, estudioso sobre Trading Card Games e jogos educativos. Atualmente envolvido no desenvolvimento do seu novo jogo, Anjos & Dragões.
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