D&D, que recentemente completou seu 40º ano de existencia, moldou uma forma absolutamente inovadora de jogabilidade e participação, induzindo os jogadores a um trabalho cooperativo e instigando a imaginação de todos os envolvidos, do Mestre contador das histórias aos players, que elaboram suas estratégias de conduta, combates e moral de forma criativa e surpreendente. O jogo não foi o primeiro a idealizar estes princípios de atuação, mas formalizou as regras que definiriam os princípios do roleplaying, tais como a definição de papéis específicos para cada jogador, a progressão do jogador por meio da subida de níveis, atributos básicos como força, constituição e carisma, jogada dividida em turnos e outroselementos presnetes em qualquer RPG tradicional ou eletrônico.
"Mais do que qualquer outro jogo, Dungeons & Dragons abriu o caminho para crianças mais velhas e adultos experimentarem o jogo da imaginação", afirmou o curador do museu, Nic Ricketts. "Foi inovador. Mas o mais importante, as mecânicas de Dungeons & Dragons foram levadas para os aplicativos de computador, e tiveram impacto direto no imenso sucesso dos jogos eletrônicos como World of Warcraft", finalizou.
Os interessados na história do jogo e os primórdios que levaram à criação do maior fenômeno de criatividade dos jogos de imaginação no século passado, podem acessar o resumo do livro Playing at the World, de Jon Peterson, lançado em 2012.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
O autor do livro que inspirou o filme
Ficará lá até 2025
Segundo o CEO Olímpio Neto, a estratégia é resultado de uma operação de trabalho que…
Ganhe jogo indie brasileiro no Natal