Os publicitários Adriana Konrath e Igor Freitas disponibilizaram a mais recente vertente da febre Pokémon GO: o projeto BraZil GO, que se apropria das ideias do jogo de realidade aumentada com monstrinhos para propor uma reflexão social. A brincadeira dos criadores transforma os políticos corruptos do país em criaturas caricatas acompanhadas de breves descrições de seus crimes.
"Tanta coisa acontecendo no país e nós, brasileiros, por aí capturando Pokémons? Sem problemas, mas a gente podia se mobilizar da mesma forma para enfrentar cara a cara aquilo que realmente infesta nosso país: a corrupção, a falta de transparência dos nossos políticos, a sensação de impunidade e tantas mazelas mais", afirma o texto dos criadores do projeto no blog disponível na plataforma Tumblr.
Respectivamente redatora e diretor de arte, os desenvolvedores da sátira digital acreditam que sua proposta pode desviar nossa atenção do imediatismo viral das excentricidades da rede digital e permitir ao público aprofundar-se nas coisas mais importantes para a vida em sociedade.
"Vamos ganhar pontos. Vamos pensar em política. Vamos jogar pelo Brasil", convocam os profissionais. A criação também pode ser acompanhada pelo Facebook.
Fonte: Exame
Com um encontro de ícones da cultura e do esporte, filme reflete sobre o papel…
Projeções e especulações