A programação está entre os conhecimentos mais importantes da atualidade: todos os dispositivos digitais e eletrônicos que utilizamos precisam, em algum momento, de um software que irá orientar suas performances de interação e resposta. Programar, no entanto, não é fácil.
Pensando nisso, a Microsoft criou um sistema de ensino de programação voltado aos jovens de 12 a 25 anos, que busca tornar mais convidativo o aprendizado deste fundamental recurso, o projeto Eu Posso Programar.
Começando dos princípios mais básicos, como usar blocos de código para transportar os personagens Steve e Alex, de Minecraft, a uma aventura pelo mundo dos pixels em 3D, o programa estimula os jovens a buscarem novos desafios, aprendendo sem atropelos.
"Continue dando seus primeiros passos na programação e verá que a complexidade técnica das ferramentas de desenvolvimento de aplicativos é um mito, e que todos podemos programar", inspira o texto do módulo introdutório Aprendendo a Programar, que exibe vídeo-aulas no site.
De 03 a 08 de outubro, a Microsoft realiza a Semana do Código, cinco dias de conteúdos exclusivos sobre como começar a programar para os participantes do programa. A atividade engloba Conecta, evento em 39 institutos federais e reúne mais de 20 mil jovens para debater e aprender sobre programação.
Das atividades iniciais oferecidas pelo programa à codificação de grandes projetos, é claro, há uma longa jornada. Mas estimular os jovens a dominarem os princípios da programação é uma iniciativa louvável e necessária, que pode desafogar o mercado, tão carente de bons profissionais nas linguagens de programação.
Mais informações direto no site Eu Posso Programar.
Mais detalhes, com informações do governador
Dá para jogar no navegador
Gostos musicais
Entenda melhor