A programação está entre os conhecimentos mais importantes da atualidade: todos os dispositivos digitais e eletrônicos que utilizamos precisam, em algum momento, de um software que irá orientar suas performances de interação e resposta. Programar, no entanto, não é fácil.
Pensando nisso, a Microsoft criou um sistema de ensino de programação voltado aos jovens de 12 a 25 anos, que busca tornar mais convidativo o aprendizado deste fundamental recurso, o projeto Eu Posso Programar.
Começando dos princípios mais básicos, como usar blocos de código para transportar os personagens Steve e Alex, de Minecraft, a uma aventura pelo mundo dos pixels em 3D, o programa estimula os jovens a buscarem novos desafios, aprendendo sem atropelos.
"Continue dando seus primeiros passos na programação e verá que a complexidade técnica das ferramentas de desenvolvimento de aplicativos é um mito, e que todos podemos programar", inspira o texto do módulo introdutório Aprendendo a Programar, que exibe vídeo-aulas no site.
De 03 a 08 de outubro, a Microsoft realiza a Semana do Código, cinco dias de conteúdos exclusivos sobre como começar a programar para os participantes do programa. A atividade engloba Conecta, evento em 39 institutos federais e reúne mais de 20 mil jovens para debater e aprender sobre programação.
Das atividades iniciais oferecidas pelo programa à codificação de grandes projetos, é claro, há uma longa jornada. Mas estimular os jovens a dominarem os princípios da programação é uma iniciativa louvável e necessária, que pode desafogar o mercado, tão carente de bons profissionais nas linguagens de programação.
Mais informações direto no site Eu Posso Programar.
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas