Editorial

Editorial: Drops de Jogos completa nove anos

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

No dia 31 de março de 2024, o site Drops de Jogos completa nove anos, quase uma década. O site surgiu como a “página de games” do portal Catraca Livre com vocação para falar sobre games internacionais e sobre os jogos indie brasileiros, a chamada cena brasileira de videogames.

Ao longo de sua história, DJ teve parceria com revista sobre realidade virtual (Mundo360), rede social finlandesa (Storia) e migrou para o portal Uai, do jornal O Estado de Minas. E deverá anunciar uma nova parceria com jornal muito em breve.

O site cobriu todos os principais eventos brasileiros de games e cultura pop do Brasil: SBGames, BIG Festival, PerifaCon, Brasil Game Show (BGS), CCXP, entre outros. Nos Estados Unidos, fomos três vezes para a E3. Tivemos correspondentes também na Gamescom e na GDC.

Fomos parceiros de eventos como Encontro Boardgames de São Paulo e organizamos, junto com a Rede Progressista de Games, a RPG, o Encontro Progresso dos Games na FAM.

Também junto com a RPG, entregamos a cartilha ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de políticas públicas denominada Lula Play, em 2022, quando ele era candidato. No ano seguinte, evento de fundação do grupo, recebemos o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, entre outras autoridades por vídeo.

Ao longo de 2024, publicamos uma série de reportagens sobre problemas na pesquisa anual da ABRAGAMES, escândalo com desenvolvedores de jogos no game nacional Ruff Ghanor, demissão em massa na Wildlife e a cultura de assédio nas empresas do setor.

A defesa do Drops de Jogos é a defesa da cena brasileira de games. E essa defesa, muitas vezes, se faz através de jornalismo investigativo, ouvindo todos os pontos de vista, mas não fazendo serviço de relações públicas. A sustentabilidade da nossa iniciativa se dá pela credibilidade das nossas informações.

Não temos preocupação em agradar ninguém, no fim.

Não abrimos mão dessa bandeira e muitas vezes pautamos a imprensa nacional.

Pautamos reportagens sobre Marco Legal dos Games e outros assuntos da revista Veja, de sites de esquerda como DCM e O Cafézinho, portais como The Enemy e IGN Brasil, sites de nicho como The Gaming Era e os podcasts Overloadr, Jogabilidade, Nautilus e Controles Voadores, e até o Globo Esporte.

Seguiremos com a missão de nos manter independentes, mesmo pagando um preço alto pelo nosso posicionamento editorial.

Acreditamos em um outro e melhor cenário para os videogames e a tecnologia: Queremos uma sociedade tecnológica que não seja guiada pela misoginia, pelo machismo e pela concentração de conhecimento e de poder nas mãos de todos.

O poder deve ser popular. A tecnologia também.

Que venham mais nove, 10 anos, de longevidade ao Drops de Jogos!

Drops de Jogos. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

ExitLag anuncia campanha de Black November em parceria com outras marcas

Bonoxs, Fallen Store e Gamers Club serão parceiros na campanha promovendo a oferta da ExitLag…

8 minutos atrás

Governo Lula processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade

1 hora atrás

ABRAGAMES anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…

1 hora atrás

Fatec São Caetano participa do ‘Games for Change’ América Latina 2024

Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…

2 horas atrás

Seus desafetos podem ver seus posts no X mesmo bloqueados

Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers

2 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!