Editorial: Drops de Jogos completa nove anos - Drops de Jogos

Editorial: Drops de Jogos completa nove anos

Quase 10 anos e com ideais que não mudam

Drops de Jogos. Foto: Divulgação

Drops de Jogos. Foto: Divulgação

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

No dia 31 de março de 2024, o site Drops de Jogos completa nove anos, quase uma década. O site surgiu como a “página de games” do portal Catraca Livre com vocação para falar sobre games internacionais e sobre os jogos indie brasileiros, a chamada cena brasileira de videogames.

Ao longo de sua história, DJ teve parceria com revista sobre realidade virtual (Mundo360), rede social finlandesa (Storia) e migrou para o portal Uai, do jornal O Estado de Minas. E deverá anunciar uma nova parceria com jornal muito em breve.

O site cobriu todos os principais eventos brasileiros de games e cultura pop do Brasil: SBGames, BIG Festival, PerifaCon, Brasil Game Show (BGS), CCXP, entre outros. Nos Estados Unidos, fomos três vezes para a E3. Tivemos correspondentes também na Gamescom e na GDC.

Fomos parceiros de eventos como Encontro Boardgames de São Paulo e organizamos, junto com a Rede Progressista de Games, a RPG, o Encontro Progresso dos Games na FAM.

Também junto com a RPG, entregamos a cartilha ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de políticas públicas denominada Lula Play, em 2022, quando ele era candidato. No ano seguinte, evento de fundação do grupo, recebemos o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, entre outras autoridades por vídeo.

Ao longo de 2024, publicamos uma série de reportagens sobre problemas na pesquisa anual da ABRAGAMES, escândalo com desenvolvedores de jogos no game nacional Ruff Ghanor, demissão em massa na Wildlife e a cultura de assédio nas empresas do setor.

A defesa do Drops de Jogos é a defesa da cena brasileira de games. E essa defesa, muitas vezes, se faz através de jornalismo investigativo, ouvindo todos os pontos de vista, mas não fazendo serviço de relações públicas. A sustentabilidade da nossa iniciativa se dá pela credibilidade das nossas informações.

Não temos preocupação em agradar ninguém, no fim.

Não abrimos mão dessa bandeira e muitas vezes pautamos a imprensa nacional.

Pautamos reportagens sobre Marco Legal dos Games e outros assuntos da revista Veja, de sites de esquerda como DCM e O Cafézinho, portais como The Enemy e IGN Brasil, sites de nicho como The Gaming Era e os podcasts Overloadr, Jogabilidade, Nautilus e Controles Voadores, e até o Globo Esporte.

Seguiremos com a missão de nos manter independentes, mesmo pagando um preço alto pelo nosso posicionamento editorial.

Acreditamos em um outro e melhor cenário para os videogames e a tecnologia: Queremos uma sociedade tecnológica que não seja guiada pela misoginia, pelo machismo e pela concentração de conhecimento e de poder nas mãos de todos.

O poder deve ser popular. A tecnologia também.

Que venham mais nove, 10 anos, de longevidade ao Drops de Jogos!

Drops de Jogos. Foto: Divulgação

Drops de Jogos. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments