Globo. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu liminar nesta segunda-feira (24) para que a Globo rompa o contrato com a TV Gazeta de Alagoas, sua parceira no estado desde 1975. A empresa é comandada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello. A decisão foi assinada pelo ministro Ricardo Villas Bôas, relator da decisão.
O magistrado determinou que, pelo menos nos próximos dois meses, a Globo seguirá com a parceria. Trata-se de uma decisão em caráter de urgência. No entanto, o fato dá a Globo o poder de trocar sua afiliada na região após este período.
O Tribunal de Justiça de Alagoas será notificado nos próximos dias. O ministro concordou com o argumento da Globo, de que “incorre em lesão à ordem pública ao aplicar o princípio da preservação da empresa de forma desproporcional e abusiva” manter o acordo com a TV Gazeta. O ministro dará uma decisão definitiva até junho.
Ou seja, a TV Gazeta impedia a emissora da família Marinho de ter um parceiro da forma que queria no estado. Ainda não se sabe qual será o futuro da empresa sem ter a Globo como parceira. Vale lembrar que a polícia investiga uma suposta fraude com calote na recuperação judicial.
Em outubro de 2023, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, por causa de escândalos envolvendo a TV de Alagoas nos últimos anos. A Globo e a TV de Collor eram parceiras desde 1975.
Entre eles, está o uso da afiliada, por parte de Collor, para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão no STF em julho devido ao caso.
Com informações de Gabriel Vaquer no F5.
Globo. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Fernando Collor: Globo consegue liminar no STJ e pode deixar emissora de ex-presidente no Alagoas após 50 anos de contrato – Roque de Sá/Roque de Sá/Agência Senado/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Para simplificar as informações da primeira reportagem
Segundou
Obras antifascistas
Novos recursos e seus riscos
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?