O Guia Spcine é resultado de várias oportunidades nas quais Ariel trabalhou na análise de projetos ou na formatação de editais para jogos digitais e mostra uma boa síntese do que fazer para qualificar seu produto e, em alguns casos, que caminhos evitar para garantir a atenção do mundo dos negócios para seu game.
"Após anos assistindo pitchs de projetos de games e lendo Game Docs (fui GameMaker Relations no primeiro BIG Festival, jurado do Edital de Audiovisual na Linha de Games da Secretaria de Cultura em 2014, tem as 5 apresentações mensais do Jogo Rápido no SPIN…), queria dar o meu feedback para a comunidade", explicou o profissional, na introdução do arquivo.
"O Guia levanta questões importantes pra você refletir na hora de conceituar (ou formatar) o seu projeto, e também discute como você deve apresentá-lo", continuou. Segundo Arial, o documento foi criado visando ajudar, principalmente, os interessados no Edital de Produção de Games 2016, da Spcine, mas certamente é de grande utilidade para outras situações profissionais na área dos jogos digitais.
De forma direta e "enxuta", o guia sugere ideias como evitar o marketing de fachada ("Não subestime a inteligência do seu público em enxergar através de promessas baratas"), a importância do QA (a “garantia de qualidade” do seu projeto, atestada por um profissional do mercado), do beta testing, e de manter-se atualizado nas tendências, entre outras informações.
Outra dica imprescindível para acertar no pitching, afirma, é sintetizar o conceito de seu projeto em 280 caracteres, ou dois tuítes. "É a explicação do seu game em um parágrafo curto, para descrever seu projeto de maneira rápida e objetiva", propõe. "Tente atiçar a curiosidade do seu público alvo; pergunte para outras pessoas se o High Concept que você criou dá vontade de experimentar o game".
Alguns conteúdos auxiliam diretamente na concepção do projeto e podem ser um questionamento inicial para certificar-se que seu projeto digital está alinhado com o público pretendido, evitando perder horas opu meses de trabalho.
O Guia está disponível na seção de Downloads do Edital, por meio desse link.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
Câmbio em queda
Bonoxs, Fallen Store e Gamers Club serão parceiros na campanha promovendo a oferta da ExitLag…
Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade
Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…