Indie

BIG Festival 2022 não faz transmissão de palestra anti-blockchain de dev brasileiro

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Não é segredo para ninguém. O BIG Festival 2022 passou por uma aquisição da Omelete Company e está sendo patrocinado por marcas de blockchain, criptmoedas e NFT, como a Rippio. Por isso, ele perdeu o nome “Indie”, que o tornou reconhecido. E essa história ganhou mais um capítulo nesta sexta (8).

A novidade é que, mesmo com uma transmissão ao vivo das principais palestras do evento, o BIG não está transmitindo a palestra do desenvolvedor Marcos Venturelli, da Rogue Snail.

LEIA MAIS

1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda

BIG Festival 2022 não faz transmissão de palestra anti-blockchain de dev brasileiro. Foto: Reprodução/Twitter/Rique Sampaio

O caso foi relatado, pelo próprio, no Twitter:

“É, acabaram de me confirmar que a minha palestra anti-blockchain no Big Festival às 18h não será streamada nem gravada. Quem estiver aí no evento e puder streamar/gravar no celular, avisa!”.

A palestra estava confirmada e a decisão, segundo o dev, foi comunicada em cima da hora. O jornalista Henrique Sampaio, do Overloadr, deu um relato no local, sobre o clima na palestra de Venturelli.

Palestra do @markventurelli, intitulada ‘O Futuro dos Videogames’, começou assim: Enganei vcs. O nome da minha palestra não é o ‘Futuro dos Videogames’. Tive que mudar se não não aprovariam. O nome é ‘Porque NFT é um pesadelo’ Ovação na sala lotada”.

A situação constrangedora prova: O BIG parece obedecer mais aos interesses dos patrocinadores novos do que ao espaço de indies que consolidou sua posição no mercado. Nos bastidores, fala-se que desenvolvedores estão se queixando do viés do evento.

O Drops de Jogos estará amanhã no evento.

Atualização: O desenvolvedor Marcos Venturelli voltou a se manifestar no Twitter sobre sua palestra, desfazendo algumas interpretações que podem ser equivocadas sobre o caso.

Disse: “Tô vendo muitas mensagens falando que o BiG ‘cortou a transmissão’ e outras teorias conspiratórias. Não rolou nada disso. O auditório que eu estava nem tinha equipamento pra transmitir. Ninguém da organização em momento algum falou nada do meu conteúdo, tive liberdade total.

Também não citei nenhum patrocinador pelo nome. Quem se mordeu é pq a carapuça serviu kkkkk

Aliás chegou aqui pra mim a informação de que teve um patrocinador do evento aí mordido querendo causar na palestra enquanto ela acontecia, mas a organização do evento barrou”.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!