Indie

EXCLUSIVO: Rede Progressista de Games entrega cartilha Boulos Play para Guilherme Boulos

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

Informação adiantada em reportagem do Diário do Centro do Mundo, a Rede Progressista de Games, a RPG, entregou a cartilha de 10 páginas Boulos Play para o candidato a prefeitura de São Paulo em 2024, Guilherme Boulos (PSOL-SP). O documento foi desenvolvido a partir dos princípios da cartilha Lula Play, que ajudou a moldar o Marco Legal dos Games.

O documento de agosto de 2022 de Lula também foi entregue a Boulos, mas esta carta tem um teor diferente. Em contato com a coordenadora de campanha do psolista, a economista Camila De Caso, a cartilha baseada em três princípios: “Por uma São Paulo mais justa”, “por uma São Paulo mais humana” e “por uma São Paulo mais inovadora”.

A carta prevê uma reformulação de diferentes agentes municipais, que inclusive foram instrumentalizados politicamente e precarizados na gestão Ricardo Nunes (MDB-SP), como a Agência São Paulo de Desenvolvimento, a Adesampa, a Spcine, empresa pública do audiovisual, revendo editais e procedimentos da cidade que tragam os games para a periferia. As propostas também pretendem levar os videogames para os CEUs, a cadeia de ensino municipal e as Fábricas de Cultura, repetindo experiências bem-sucedidas como o uso desses espaços por eventos como a PerifaCon.

“A cartilha Boulos Play é uma natural expansão dos princípios da cartilha Lula Play, entre os anos de 2022 e 2024, o que resultou no desenvolvimento de preceitos hoje presentes no Projeto de Lei 2796, o Marco Legal dos Games. Esses princípios foram aprovados pela Câmara dos Deputados, que Guilherme Boulos atuou como deputado, e pelo Senado, assim como pelo presidente Lula – que chegou a incorporar essas ideias em sua campanha bem-sucedida. Em maio de 2024, o Marco Legal foi sancionado por Luiz Inácio Lula da Silva com apenas um veto na forma da Lei nº 14.852”, diz o documento.

A entrega foi realizada, após a coletiva de imprensa de Boulos com as mídias progressistas por Pedro Zambarda, cofundador da RPG e este que vos escreve, com Bruno Stephan, do Núcleo de Tecnologia do MTST, e Anderson Moraes, coordenador do Jornal Empoderado.

Confira o documento.

Rede Progressista de Games entrega cartilha Boulos Play para Guilherme Boulos. Créditos: Leandro Paiva/@leandropaivac

Boulos recebe sua cartilha. Créditos: Leandro Paiva/@leandropaivac

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

ExitLag anuncia campanha de Black November em parceria com outras marcas

Bonoxs, Fallen Store e Gamers Club serão parceiros na campanha promovendo a oferta da ExitLag…

19 minutos atrás

Governo Lula processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade

1 hora atrás

ABRAGAMES anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…

2 horas atrás

Fatec São Caetano participa do ‘Games for Change’ América Latina 2024

Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…

2 horas atrás

Seus desafetos podem ver seus posts no X mesmo bloqueados

Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers

2 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!